Segunda, 29 de Abril de 2024
19°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Economia Combustível

Como economizar combustível no carro: 7 dicas simples

Manutenção em dia, direção atenta e escolha do combustível são alguns dos fatores que podem ajudar a reduzir o consumo

15/12/2023 às 16h02
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com O Tempo
Compartilhe:
É possível economizar combustível seguindo dicas simples no dia a dia — Foto: Envato/Divulgação
É possível economizar combustível seguindo dicas simples no dia a dia — Foto: Envato/Divulgação

O consumo de combustível está diretamente ligado à maneira como se dirige. No Brasil, o peso no bolso dos brasileiros é considerável. De acordo com um estudo do Indicador de Poder de Compra de Combustíveis, calculado pela Fipe com base em dados da PNAD Contínua (IBGE) e divulgado pelo Panorama Veloe de Indicadores de Mobilidade, encher o tanque do carro no segundo trimestre de 2023 consumiu até 12,1% da renda das famílias brasileiras.

Diante desse cenário, o aplicativo de mobilidade urbana V1 elaborou uma lista de dicas para auxiliar os motoristas a gastarem menos durante seus deslocamentos.

1. Manutenção em dia

A primeira e principal orientação para economizar combustível no dia a dia é manter o veículo em boas condições. Para isso, é essencial estar com a manutenção em dia, principalmente no que diz respeito à injeção eletrônica, bobina, distribuidor, vela e cabo de ignição.

2. Velocidade constante e sem frenagens bruscas

A aceleração abrupta e excessiva, assim como a frenagem brusca contribuem significativamente para um alto consumo de combustível. O ideal é acelerar gradativamente, permitindo que o veículo desenvolva velocidade de maneira suave. A frenagem brusca também é contraindicada, por exigir que o veículo saia da inércia mais vezes e consuma mais gasolina.

3. Não existe marcha ou velocidade indicada

Segundo o especialista, não há uma marcha que gaste mais ou menos combustível. O que gasta combustível é a forma que se dirige. Por exemplo, um motorista que demora para fazer a troca de marchas, mesmo na terceira marcha, terá um consumo maior de combustível.

4. Subidas são mais “sofridas” para o carro

Em subidas, diversos aspectos influenciam no consumo excessivo de combustível, sendo o peso e a carga do veículo os principais. Um carro mais pesado vai “beber” mais gasolina, é claro. Por isso, é importante manter uma velocidade constante na faixa de 3.000 a 4.000 rpm, auxiliando em momentos que demandam mais do veículo.

5. Desligue o motor (às vezes!)

O especialista indica que, em paradas acima de um minuto, é possível desligar o motor do veículo para economizar combustível. No entanto, em casos de paradas rápidas, como em semáforos, não adianta desligar o motor.

6. Atenção com o ar-condicionado 

O uso do ar-condicionado e dispositivos eletrônicos, como faróis auxiliares e limpadores do para-brisa, deve ser moderado, por contribuírem para o consumo de combustível. Quanto mais dispositivos elétricos estiverem sendo utilizados, mais o veículo buscará energia de bateria, consumindo mais combustível.

7. Qual gasolina escolher?

O mercado hoje oferece diversos tipos de combustíveis no posto. A gasolina comum não possui aditivos de limpeza, ao passo que a gasolina aditivada contém alguns detergentes adicionados ao combustível. Já as gasolinas premium e a Podium trazem componentes de limpeza especiais, sendo indicados para veículos de alto rendimento.

Ainda, vale abastecer em postos de confiança: postos de marcas desconhecidas e/ou com valores muito inferiores aos aplicados pelo mercado devem ser evitados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 04h06 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 28°

Ter 29°C 16°C
Qua 29°C 17°C
Qui 29°C 16°C
Sex 30°C 16°C
Sáb 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes