Importante atividade de “Oficina de Dança” está sendo realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da Secretaria Municipal de Assistência Social de Fortuna de Minas. Na tarde desta segunda-feira (8) foram iniciadas as aulas de “Hip Hop”. De acordo com a coordenadora do CRAS, Ariadna Abreu, a “Oficina” também contará com aulas de “Dança de Salão”, “Balé”, “Sapatilha de Ponta”, ministradas pela professora Larissa Rodrigues, para crianças, adolescentes e jovens, na faixa etária de 4 a 18 anos e para adultos a partir de 20 anos, “Dança de Salão” e “Jazz”.
As aulas acontecem às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, com modalidades diferentes a cada dia, em horários diferentes e divididas por faixa etária. “A procura está muito boa e já estamos pensando em montar turmas reservas. Precisamos de uma busca maior para a ‘Dança de Salão’, mas as outras estão praticamente cheias. Este era um trabalho que já acontecia desde o ano passado, embora ainda não tivesse todas essas modalidades de danças.”, conta Ariadna.
Também o psicólogo do CRAS, Cássio Santos enfatiza que a Psicologia indica este tipo de trabalho, no sentido de promover o bem-estar físico e mental de quem participa. “A arte faz parte da condição humana, considerando a manifestação da subjetividade dos participantes, de acordo com a predileção de cada um.”, enfatiza.
Já a assistente social Tatiana Maciel relata que nos CRAS é feito o acompanhamento no âmbito do Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF). “Então, identificamos as famílias, a fim de fazer um acompanhamento sistemático e mais próximo, priorizando nos grupos as famílias de baixa renda e vulnerabilidades. Vejo a dança como importante para estimular a convivência comunitária e um convívio diferente do que normalmente é vivenciado na escola.”, ressalta.
Por sua vez, a terapeuta ocupacional Luciana Rocha fala sobre o trabalho integrado ao objetivo do CRAS que é fortalecer o vínculo da família, minimizando riscos. Ela lembra que as aulas de danças favorecem ao incentivo às regras, limites, coordenação que vão refletir em casa. “Para os idosos vamos começar a ‘Dança Sênior’ que oferecemos para pessoas a partir de 50 anos e essa dança trabalha coordenação e o benefício dela é para o corpo todo, contribuindo para a memória, considerando que a atenção e a concentração, tudo isso está envolvido na ‘Dança Sênior’. Esse projeto já existia aqui em Fortuna de Minas e agora ele veio para o CRAS e já estamos fazendo as inscrições das pessoas.”, informa.
Da redação
Mín. 10° Máx. 25°