O projeto “Amigos da Fauna”, o Município de Fortuna de Minas na gestão anterior e a Mineração Gerais viabilizaram cerca de 10 mil mudas de árvores, produzidas no “Horto Fortuna Verde”, localizado na Rua Mestra Conceição, próximo a Ponte do Banha. Tais mudas haviam sido doadas à população ainda na administração municipal passada. Segundo Washington Filho (Briguel), do projeto “Amigos da Fauna”, a atividade de produção de mudas aguarda a reativação pela atual gestão municipal. Para ele, o projeto de arborização é fundamental, uma vez que favorece o habitat dos pássaros que já são cuidados pelos cidadãos de Fortuna de Minas, os quais já contam com o grandioso projeto “Amigos da Fauna”.
Segundo a secretária municipal de meio ambiente, Taismara Moura, a perspectiva é que o “Horto” volte a funcionar já em junho. “Embora não haja ainda uma data prevista, a administração pretende que ele retome as atividades no próximo mês, salientando que ele é muito necessário para a gente, pois temos em vista, projetos de arborização urbana, de recomposição de matas ciliares, de áreas degradáveis e precisamos dessas mudas. Além disso, distribuir também para os munícipes que às vezes tem interesse em alguma árvore frutífera para a sua propriedade e sabemos da importância disso.”, enfoca.
A secretária ressalva a grave crise econômica que as prefeituras tem passado. De acordo com ela, a atual gestão de Fortuna de Minas tem feito o possível para que em junho, “o ‘Horto Fortuna Verde’ volte a funcionar, o que foi confirmado pelo prefeito Dr. Patrick Diniz.”. E completa: “Isso será de grande valia, sobretudo para a urbanização urbana da cidade que atualmente tem poucas árvores. Portanto, essa é uma demanda já solicitada por diversos moradores. Inclusive, uma possibilidade é o envio de projeto nesse sentido para a Codemig que fornece o recurso financeiro para a execução no município e dentre os projetos, está o de recuperação de áreas degradadas, de nascentes, matas ciliares e a gente não vai deixar a peteca cair não!”, exclama.
Da Redação
Mín. 10° Máx. 25°