Domingo, 28 de Abril de 2024
29°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Economia Fábrica

Biometano será adotado na fábrica da PepsiCo em Sete Lagoas

28/02/2024 às 11h07
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Diário do Comércio
Compartilhe:
Biometano será adotado na fábrica da PepsiCo em Sete Lagoas

A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, vai substituir os combustíveis fósseis por gás biometano em suas fábricas e frota própria de caminhões movidos a gás. O projeto será iniciado em março deste ano na maior planta fabril da companhia no Brasil, em Itu, interior de São Paulo, com previsão de início da operação em outubro.

O projeto inclui a fábrica da PepsiCo de Sete Lagoas. “O objetivo da PepsiCo é levar a tecnologia de abastecimento por biometano para sete de suas fábricas no Brasil até 2027, e a fábrica de Sete Lagoas está entre as plantas fabris que deverão receber o projeto até lá”, diz o gerente de sustentabilidade da PepsiCo, Bruno Guerreiro.  

Ele explica que, com a iniciativa, a companhia planeja neutralizar as emissões na fabricação de snacks na localidade e contribuir para uma redução da ordem de 44% no total de emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes das fábricas da PepsiCo em todo o Brasil até 2025 (escopos 1 e 2, linha de base 2015).

Guerreiro conta que o projeto de Biometano Brasil está sendo “desenhado há cerca de oito meses”. E que em março serão iniciadas as obras das estruturas de abastecimento e distribuição na fábrica de Itu, onde são produzidos snacks como Lay’s, Cheetos e Doritos. Até outubro a expectativa é que a estação esteja em funcionamento. E para as demais fábricas do estado de São Paulo, a implantação da tecnologia de abastecimento por biometano deve acontecer até 2025.

A estação de abastecimento de biometano será capaz de atender até 100% da demanda de gás para cozimento, fritadeiras, fornos e caldeiras de água da fábrica, totalizando aproximadamente 15 mil metros cúbicos por dia.

A estação foi desenvolvida pela Ultragaz, também responsável pela logística de abastecimento com biometano oriundo de aterros sanitários, como o de Caieiras, em São Paulo, um dos maiores do planeta.

A estação de biometano de Itu também será um posto de abastecimento para os caminhões movidos a gás da frota própria da PepsiCo. A companhia possui 69 caminhões movidos a gás, dos quais 50 poderão ser abastecidos em Itu.

O gerente destaca que a iniciativa está 100% alinhada à agenda de sustentabilidade da companhia, a PepsiCo Positive, e tem papel estratégico para o cumprimento das metas estabelecidas globalmente.

Ele diz que o grande desafio para os próximos anos está na ampliação de infraestrutura de abastecimento de fábricas e veículos a gás por biometano no Brasil como um todo, já que hoje ainda há regiões que avançam mais lentamente. “Estamos otimistas quanto a esse crescimento, por isso atuamos nessa direção, com um projeto de longo prazo”, diz.

Pepsico instalou painéis solares em Sete Lagoas 

Outra medida adotada pela companhia em busca de energia mais limpa foi a instalação de usinas termossolares em duas plantas no País, uma delas foi a unidade da PepsiCo em Sete Lagoas, onde são fabricados snacks salgados. A tecnologia funciona desde o começo de 2022.

A usina termossolar utiliza painéis solares para captação de energia, que é revertida em energia térmica para o aquecimento de água. A usina é feita com painéis solares planos e funciona de forma automática, sem supervisão e sem necessidade de limpeza.

Outra unidade que conta com usina termossolar é a de Feira de Santana, na Bahia, anunciada pela PepsiCo em 2023. Somadas, as duas instalações termossolares de Minas e Bahia vão economizar mais de 370 mil metros cúbicos de gás natural por ano e deixarão de emitir 740 toneladas de CO2 ao ano.  

“Em Sete Lagoas a tecnologia termossolar contribui para a redução do consumo de combustíveis fósseis e uma economia de emissões estimada em 5%, do total da fábrica. Já em Feira de Santana, a PepsiCo implantou um campo termossolar ainda maior, que permite alcançar uma redução de emissões da ordem de 22% na localidade”, ressalta o gerente. 

Além disso, a companhia implementou painéis solares nos telhados de suas fábricas de Sorocaba, no interior de São Paulo, e de Recife, em Pernambuco, e mantém, atualmente, uma das maiores frotas de veículos elétricos e a gás do setor de alimentos e bebidas, com mais de 160 caminhões.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 16h06 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 28°

Seg 28°C 17°C
Ter 29°C 16°C
Qua 29°C 16°C
Qui 29°C 16°C
Sex 30°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes