Sábado, 27 de Abril de 2024
20°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Cultura Argilogravura

Museu Guimarães Rosa irá inaugurar exposição de artes em argilogravura em Cordisburgo

13/03/2024 às 11h27
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com CORDISnotícias
Compartilhe:
Imagem do Google
Imagem do Google

A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas 2024 inaugura nova fase de forma ampliada e com melhorias nos equipamentos culturais. A 6ª edição começa no próximo dia 14/3 com 68 atividades, distribuídas por 44 municípios do estado.

A iniciativa do Governo de Minas Gerais é realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult/MG), por meio da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade (SBMEC), com apoio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e da Diretoria de Museus (Dimus). A proposta executada desde 2022 é estender por um dia o horário de funcionamento dos equipamentos culturais até as 22h.

Na próxima quinta-feira, 14, às 19h 30min, o Museu Casa Guimarães Rosa reealiza a abertura da exposição "Poty Lazzarotto nas artes em Argilogravura - Um passeio pela literatura de Guimarães Rosa a partir da arte em cerâmica" de Fábio Brasileiro.

A programação também integra o início das comemorações dos 50 anos do local.

O espaço cultural de Cordisburgo integrou a programação da Noite Mineira por três vezes em 2023, vendo seu público modificar com a expansão do horário de funcionamento para a noite. Ronaldo Alves de Oliveira, diretor do local relatou: “Destaco a participação dos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), que sempre vêm participar da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas. Na primeira vez que teve [a Noite Mineira de Museus e Bibliotecas], foi excelente. Muitos nem conheciam direito o museu, então a ação trouxe este sentido de conhecer um equipamento cultural importante da cidade”, relembra.

Para Ronaldo Alves, o inédito engajamento dessa população extrapola a relação com o museu propriamente dito, transformando a percepção de pertencimento com a própria cidade, berço de Guimarães Rosa. “Já fizemos atividades nas quais foi trabalhada a obra do Guimarães Rosa, o que aproxima esse público com a obra do escritor. Isso é muito importante, não só pelo conhecimento, mas também para eles perceberem que fazem parte dessa história. Isso é muito significativo para os alunos do EJA”, reconhece o coordenador, complementando: “E outra coisa que também acho muito importante é o interesse que a ação desperta pela cultura. Quando esse público viaja, passa a querer conhecer outros espaços culturais. Acho que a formação de público não é só em relação ao museu daqui de Cordisburgo. É uma atividade de formação cultural completa, que amplia os horizontes das pessoas”.

A exposição ficará disponível para visitação entre 15 de março de 28 de abril. O local funciona seguda-feira das 12h às 17 e de terça-feira a domingo das 9h30min às 17h. A entrada é gratuita.

O Museu está localizado na Avenida Padre João, nº 744, no centro de Cordisburgo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 07h06 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 26°

Dom 28°C 16°C
Seg 29°C 17°C
Ter 29°C 16°C
Qua 29°C 16°C
Qui 29°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes