Sábado, 27 de Abril de 2024
20°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Cidades Golpe

MP investiga dez casos de ‘golpe do amor’ em Minas

Saiba o que é e como se proteger!

27/03/2024 às 11h40
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Globo Minas
Compartilhe:
MP investiga dez casos de ‘golpe do amor’ em Minas

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) tem atualmente dez investigações em andamento sobre o “golpe do amor” no estado. O crime consiste no uso de identidades falsas para atrair pessoas, envolvê-las emocionalmente em um suposto relacionamento a distância e, em seguida, ganhar dinheiro com fraude ou extorsão. 

Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber), o perfil das vítimas dos casos investigados é de mulheres, entre 30 e 40 anossolteiras ou divorciadas. O órgão acredita que possam haver ainda mais registros do delito, porque a subnotificação é muito grande. 

Por isso, quem está em busca de um “coração para chamar de seu” precisar ter alguns cuidados antes de engatar um namoro virtual. Veja, abaixo, as orientações do MP e saiba como se proteger: 

O “golpe do amor” funciona da seguinte maneira: 

O Ministério Público afirma que algumas ações são importantes para não cair no golpe. São elas: 

Antes de se envolver, confirme a identidade do perfil com quem está conversando. Procure conhecidos, empregadores e/ou familiares da pessoa para confirmar se ela é realmente quem afirma ser. 

Limite o compartilhamento de informações pessoais sensíveis e proteja sua privacidade on-line. Não informa algo que possa ser usado contra você ou contra alguém que te conhece. 

Fique atento a história mirabolantes, que causem pena ou exijam decisões urgentes. Preste atenção a comportamentos suspeitos. 

O ideal é nunca enviar “nudes”imagens ou vídeos íntimos, pela internet. Posteriormente, criminosos podem usá-los para chantagear a vítima. 

As vítimas do golpe devem seguir algumas orientações:

  • Use as ferramentas de denúncia das redes sociais e os canais oficiais da polícia e do Ministério Público para reportar o crime. O Disque 127, da ouvidoria do MP, é uma opção. 
  • Jamais apague mensagens, pois os dados podem ser úteis para a investigação. 
  • Apresente os conteúdos das comunicações e informe as contas de redes sociais, e-mails e números de telefone utilizados pelos criminosos para que as autoridades possam identificá-los e localizá-los.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 04h06 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 26°

Dom 28°C 16°C
Seg 29°C 17°C
Ter 29°C 16°C
Qua 29°C 16°C
Qui 29°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes