Segunda, 29 de Abril de 2024
30°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Economia Energia elétrica

MP que diminui conta de luz em 5% será assinada na próxima semana

04/04/2024 às 09h32
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Itatiaia
Compartilhe:
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

O presidente Lula deve assinar na próxima semana a medida provisória (MP) que deve baratear em até 5% o preço pago pelos consumidores na conta de energia elétrica. A previsão é do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que é o autor do texto que, nesta semana, recebeu o aval da Casa Civil e já está pronto para ser publicado.

Conforme a reportagem da Itatiaia adiantou nesta semana, a ideia do governo federal é securitizar cerca de R$ 26 bilhões devidos pela Eletrobrás para quitar empréstimos feitos pelo governo anterior e que, ainda hoje, estão embutidos no valor da tarifa paga pelo consumidor. O montante vem de um fundo criado na lei de privatização da empresa de energia, que determina aportes até 2052 para uso em políticas de modicidade tarifária.

“Nós queremos utilizar esses recursos para quitar essas contas, e somado a isso, os números demonstram que, do que ainda sobraria de recurso, nós teríamos condição de chegar entre 3,6% e 5% de dedução na conta de energia de todos os brasileiros e brasileiras, impulsionando a economia e gerando um círculo virtuoso a favor da geração de emprego e renda, e principalmente protegendo a classe média, que são os consumidores regulares de energia elétrica no Brasil”, avaliou o ministro após um evento realizado ontem no Palácio do Planalto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 13h07 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 28°

Ter 29°C 16°C
Qua 29°C 17°C
Qui 29°C 16°C
Sex 30°C 16°C
Sáb 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes