Quinta, 30 de Maio de 2024
17°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Saúde Método contraceptivo

Prefeitura de Sete Lagoas dá início a mutirão de vasectomia e laqueadura com mais de 600 cirurgias

Inicialmente, 264 vasectomias e 367 laqueaduras estão sendo agendadas, sendo uma média de dez procedimentos diários

13/05/2024 às 17h15 Atualizada em 13/05/2024 às 17h16
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com a Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas
Compartilhe:
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

O planejamento familiar é uma discussão muito importante e que todo casal deve ter. Além da laqueadura, que pode ser feita na mulher para que ela não tenha mais filhos, também existe a opção da vasectomia, cirurgia bem mais simples realizada pelo homem. Mesmo quem é solteiro ou solteira e não quer ter mais filhos, a cirurgia é a opção mais eficaz. 

Pensando nisso, a Prefeitura de Sete Lagoas - por meio da Secretaria Municipal de Saúde - deu início na última semana a um mutirão de vasectomia e de laqueadura. Inicialmente, 264 vasectomias e 367 laqueaduras estão sendo agendadas, sendo uma média de dez procedimentos diários, todos realizados no Hospital Nossa Senhora das Graças. Para ter direito à intervenção cirúrgica, a pessoa interessada deve ter passado por uma unidade básica de saúde (ESF) antes. "Tínhamos uma fila significativa que vinha desde março do ano passado. Com esse mutirão, queremos zerar essa demanda, que dá mais qualidade de vida ao casal ou mesmo ao pai ou mãe que não quer mais ter filhos", explica o secretário municipal de Saúde, Dr. Marcelo Fernandes. 

Antes de optar pela cirurgia, é importante que a pessoa converse antes com o parceiro ou a parceira e que tenha ciência de que é uma intervenção quase definitiva (é possível reverter com outra cirurgia, porém, sem garantia de eficácia). "Se esta é a sua vontade, procure a unidade de saúde mais próxima para mais informações", sugere Dr. Marcelo. 

Vale lembrar, no entanto, que as cirurgias de laqueadura e de vasectomia não impedem a contaminação por infecções venéreas, sendo os preservativos os métodos mais eficazes para evitar as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). "Estamos entrando em contato com todas as pessoas que agendaram mas, infelizmente, muitos estão com os cadastros desatualizados. Pedimos àqueles que solicitaram o agendamento nos últimos 12 meses que procurem a ESF mais próximo para atualizar as informações", pede a superintendente da Central de Regulação, Sueli Barbosa dos Santos Lacerda.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 04h06 - Fonte: ClimaTempo
17°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 28°

Sex 27°C 13°C
Sáb 25°C 11°C
Dom 25°C 11°C
Seg 27°C 13°C
Ter 27°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes