Quinta, 20 de Junho de 2024
15°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Economia IR

Especialista alerta contribuinte sobre o prazo final da declaração do Imposto de Renda

O não envio das informações, até 31 de maio, pode acarretar multa que varia de R$ 165,74 até 20% do imposto devido, além dos juros de mora

27/05/2024 às 17h04
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Interface Comunicação
Compartilhe:
Carolina Ramos - diretora-superintendente da Unicred Central Multirregional Diego Santos
Carolina Ramos - diretora-superintendente da Unicred Central Multirregional Diego Santos

O hábito dos brasileiros de “deixarem tudo para a última hora” pode ser prejudicial em se tratando da declaração do Imposto de Renda (IR), cuja prestação de contas com a Receita Federal (RF) termina no dia 31 de maio. O contribuinte que não fizer a entrega das informações, até a data estabelecida, estará sujeito ao pagamento de multa, que pode variar de R$ 165,74 até 20% do imposto devido, mais juros de mora.

A diretora-superintendente da Unicred Central Multirregional, Carolina Ramos, alerta sobre o cumprimento da obrigação tributária. “O contribuinte que fizer a declaração dentro do prazo estipulado, não estará sujeito aos prejuízos financeiros, como as multas. Além disso, manterá a situação fiscal em dia, evitando problemas futuros com a Receita Federal”, ressalta.

A especialista lembra que manter a declaração de IR em dia pode facilitar o acesso a créditos e financiamentos, pois ela é exigida por instituições financeiras.

Com a proximidade do final do prazo para a entrega da declaração, Carolina reforça a importância de organizar os documentos e os comprovantes de renda, recibos de despesas dedutíveis (como educação e saúde) e informações sobre bens e direitos. “A organização prévia facilita o preenchimento da declaração e minimiza erros”.

Segundo a diretora, outro fator importante é revisar todas as informações antes de enviá-las, pois pequenos erros podem causar grandes transtornos, como a necessidade de retificação ou até mesmo cair na malha fina.

Por fim, Carolina diz que se houver alguma dúvida ou incerteza durante o processo de declaração de imposto de renda, é recomendável buscar orientação profissional o quanto antes. “Ao adotar os cuidados mencionados e buscar orientação profissional quando necessário, os contribuintes aumentam as chances de evitar problemas com a Receita e mantém a organização financeira em dia”. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 03h06 - Fonte: ClimaTempo
15°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 27°

Sex 26°C 13°C
Sáb 28°C 13°C
Dom 28°C 14°C
Seg 29°C 15°C
Ter 30°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes