O município de Fortuna de Minas vislumbra novos projetos na área ambiental e de assistência social. A secretária municipal de meio ambiente, Taismara Moura cita o projeto de reciclagem de óleo, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com o objetivo de recolher óleo junto à comunidade para a troca por cupons, a fim de concorrer a cestas de limpeza, “sendo que esse óleo deverá ser utilizado pelo público do CRAS em cursos de transformação em sabão, com o objetivo de geração de renda”. E explica: “Esse projeto já está em fase de orçamento e será encaminhado à Assistência Social para a compra de materiais.”
Outro projeto em vista, segundo a secretária, é o de horticultura orgânica e compostagem. “Já foi solicitado a compra de materiais e estamos aguardando a chegada dos mesmos, onde também junto ao CRAS, vamos pegar os restos orgânicos produzidos nas escolas, de capina, de podas de jardins, compostar, levar o jovem para fazer esse trabalho, envolvê-lo para que ele possa gostar do mesmo, sendo que o composto produzido será utilizado para adubar os jardins das praças públicas.”, esclarece Taismara.
Também a implantação da coleta seletiva no município é outro projeto a ser implementado pela Prefeitura Municipal, segundo a secretária Taismara. “Já foi firmado um termo de adesão com a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR). O pessoal já vem para Fortuna de Minas, para colocarmos em prática a atividade de coleta seletiva. Muitas cidades do estado foram contempladas com o projeto que chama-se ‘Minas Reciclando Atitudes, Repensando o Futuro”, que visa a coleta seletiva e inclusão socioeconômica de catadores. Nós não temos catadores, mas precisamos da coleta seletiva!”, enfatiza.
Mín. 10° Máx. 25°