Quarta, 24 de Julho de 2024
25°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Economia Sistema bancário

PIX deve passar por grande mudança

Saiba como isso afeta o cidadão brasileiro!

21/06/2024 às 10h49
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Por Dentro de Tudo/O Tempo
Compartilhe:
PIX deve passar por grande mudança. Saiba como isso afeta cidadão brasileiro. Imagem: FDR
PIX deve passar por grande mudança. Saiba como isso afeta cidadão brasileiro. Imagem: FDR

O sistema de pagamentos instantâneos, o PIX, foi utilizado recentemente em um golpe surpreendente. Golpistas criaram um PIX falso, enganando doadores que buscavam ajudar as vítimas das enchentes no Sul do Brasil. Esse ato não apenas prejudica os necessitados, mas também abala a confiança na solidariedade.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), propõe melhorias ao Banco Central (BC) para combater fraudes no sistema PIX. Essas sugestões visam aprimorar o Mecanismo Especial de Devolução (MED), em resposta ao uso indevido do sistema. O objetivo é fortalecer a segurança financeira dos usuários.

Os golpistas têm burlado o Mecanismo Especial de Devolução ao mover rapidamente recursos de contas suspeitas para outras. Isso dificulta a rastreabilidade e a recuperação dos valores, mesmo com bloqueios na primeira conta recebedora. O Banco Central busca aprimorar o PIX para combater essas fraudes.

O Banco Central recebeu propostas da Febraban para fortalecer o PIX, incluindo o bloqueio em contas intermediárias em casos suspeitos de lavagem de dinheiro. Essa medida visa interromper a movimentação de fundos desviados, ampliando as possibilidades de recuperação dos valores desviados. 

PIX enfrenta desafios constantes para garantir a segurança das transações. Continue acompanhando para compreender essas mudanças, enquanto neste artigo, eu te falo sobre o recente vazamento de dados envolvendo as chaves dos clientes. Confira!

Entenda a importância das mudanças no PIX 

O PIX está na vanguarda das sugestões da Febraban para combater táticas complexas de lavagem de dinheiro, diz Walter Faria, diretor-adjunto de serviços. Para conter a dispersão rápida de fundos ilícitos em múltiplas contas, é essencial fortalecer o sistema e ampliar sua eficácia em várias camadas. 

Faria ressalta a necessidade de adaptação constante para enfrentar os desafios do cenário financeiro atual. Até o final de 2025, estão previstas mudanças significativas no sistema de pagamentos instantâneos, PIX. Essas alterações estão em fase de desenvolvimento, visando aprimorar a segurança e eficiência do sistema para usuários e instituições financeiras.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 15h06 - Fonte: ClimaTempo
25°
Parcialmente nublado

Mín. 12° Máx. 27°

Qui 28°C 11°C
Sex 29°C 12°C
Sáb 29°C 13°C
Dom 30°C 15°C
Seg 31°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes