Segunda, 22 de Julho de 2024
16°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Geral Meio Ambiente

Responsabilidade ambiental: destinação correta de resíduos é a etapa final para um ciclo produtivo sustentável

21/06/2024 às 15h13
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com V3 Comunicação
Compartilhe:
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

A cada dia, os consumidores estão mais conscientes sobre os produtos que adquirem, valorizando empresas que se preocupam com a sustentabilidade e o manejo de resíduos.

Atualmente, destinar corretamente os resíduos industriais é uma tarefa difícil para muitas empresas, mas quando falamos de compostagem uma indústria de bebidas brasileira é referência no assunto:  a Zanlorenzi Bebidas.

"Hoje, não temos como pensar em uma indústria que não preza pelo meio ambiente. Precisamos entender a necessidade de preservar o que é da natureza e, encaminhando os resíduos para os destinos corretos, estamos ajudando no equilíbrio do sistema, economizando os recursos naturais e promovendo a sustentabilidade", conta Emanuelle Cavalin Schlottag, coordenadora de operações na empresa.

Com a dimensão da produção para atender à demanda nacional de sucos e vinhos, a sustentabilidade é um fator essencial para a empresa, que para diminuir a produção de resíduos, durante o período da safra, a filial do Rio Grande do Sul, reaproveita os talos dos cachos de uva. Todo esse processo gera um resíduo sólido que posteriormente é transformado em briquetes e exportado como combustível.

Da mesma forma, o bagaço das frutas provenientes da produção das bebidas é transformado em matéria-prima na fabricação de ração animal. Posteriormente esse produto é enviado para produtores rurais parceiros da Zanlorenzi Bebidas.

"Todos os nossos resíduos são separados no ponto de geração e acondicionados em locais demarcados até a coleta final. A maior parte dos descartes é enviada para a reciclagem e para a compostagem", detalha a coordenadora.

Para viabilizar a logística de destinação de resíduos de uma forma responsável, a especialista conta que é indispensável a homologação dos fornecedores que coletam esse material para garantir todas as documentações legais necessárias. É importante olhar para cada resíduo, avaliar seu impacto no meio ambiente, estudar as possibilidades de reciclagem, reaproveitamento ou de redução para, então, entender qual o melhor destino.

"Realizamos internamente a separação e enviamos para os destinadores com a emissão de todos os documentos ambientais que a legislação exige. Isso nos traz segurança na operação e a certeza da destinação correta daquele resíduo", finaliza.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 00h11 - Fonte: ClimaTempo
16°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 28°

Ter 28°C 13°C
Qua 28°C 12°C
Qui 29°C 12°C
Sex 30°C 13°C
Sáb 30°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes