Faixas com os dizeres “Abandono e Maus Tratos de Animais é Crime – Denuncie nas Delegacias Comuns ou de Meio Ambiente”, em ruas de Cachoeira da Prata-MG, chamam a atenção para o tema da importância do cuidado com os animais, principalmente cães e gatos que sofrem danos, abandonos e em muitos casos, acabam sendo envenenados.
A relevante iniciativa do projeto “Animal Levado a Sério”, de Cachoeira da Prata e Fortuna de Minas, pretende conscientizar os cidadãos em torno da questão. Segundo uma das idealizadoras do projeto, Rosana Maria de Melo Viana, um panfleto já distribuído em Fortuna e que deverá ser entregue para a população de Cachoeira ainda em junho, ensina como salvar um animal vítima de envenenamento: “Dê a ele carvão ativado diluído. Se não tiver, bata o carvão de churrasco, não usado, com água”.
Rosana Viana explica que a ideia do projeto nasceu em 2015, quando veio de Belo Horizonte para Cachoeira da Prata. De acordo com ela, às vezes até por falta de informações, pessoas maltratam animais. “Quando vim para cá, eu já tinha dois cães que tirei das ruas de Cachoeira. Desde 2006, ocasião em que formei em Jornalismo, tenho envolvido com a causa animal. Inclusive nosso trabalho de monografia, eu e mais três colegas, foi um documentário sobre maus tratos de animais.”, relata.
O abandono de cães quando adoecem ou envelhecem é uma das problemáticas apontadas por Rosana Viana. “Por isso, conversamos com um, com outro e formamos o projeto ‘Animal Levado a Sério’. Hoje temos o apoio de alguns comerciantes que patrocinam o trabalho de panfletagem que fazemos.”, explica. Ela conta que Daniela Braga é a parceira que leva adiante o projeto em Fortuna de Minas. “Dias 8 e 9 de junho virá de Belo Horizonte, a palestrante Val Consolação, para falar nas escolas de Cachoeira da Prata e Fortuna de Minas, onde também distribuiremos cartilhas para os alunos. Isso é importante porque, com a conscientização mostramos às pessoas o que é certo e o que é errado em relação aos animais.”, finaliza.
Mín. 10° Máx. 25°