
Um bebê de apenas um mês, residente na região do Barreiro, em Belo Horizonte, faleceu em decorrência de coqueluche, doença que tem registrado aumento de casos na capital mineira.
A Prefeitura de Belo Horizonte confirmou o óbito e informou que, em 2024, já foram registrados 160 casos da doença. Este é o segundo óbito por coqueluche em Minas Gerais, estado que não registrava mortes pela doença desde 2019.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), até o dia 21 de setembro, 205 pessoas contraíram a bactéria Bordetella pertussis, responsável pela coqueluche.
A cobertura vacinal contra a coqueluche em Belo Horizonte preocupa as autoridades de saúde. Entre crianças menores de um ano, apenas 68,2% foram vacinadas.
A taxa cai ainda mais para crianças com 15 meses, com 59,7%, e para aquelas com 4 anos, o índice é de 60,4%. O Ministério da Saúde recomenda que a cobertura vacinal seja de, no mínimo, 95% para garantir a proteção coletiva.
A vacina contra a coqueluche é oferecida gratuitamente nos centros de saúde de Belo Horizonte e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Os endereços dos pontos de vacinação estão disponíveis no portal da Prefeitura.

Solidariedade Casal que selou matrimônio em hospital de Sete Lagoas precisa de ajuda urgente
Cuidados Temporada de escorpiões - O que fazer em caso de picada de escorpião?
Fraternidade Ação solidária arrecada doações para almoço de Natal destinado a pacientes oncológicos em Sete Lagoas
Solidariedade Marcos Rocha visita hospital em Sete Lagoas e participa de ação solidária
HIV Brasil fica livre da transmissão do vírus HIV de mãe para filho, afirma OMS
Prevenção Dezembro Vermelho reforça a importância da prevenção ao HIV e às ISTs em Fortuna de Minas
PBH PBH reforça ações para reduzir tempo de espera para exames, consultas e cirurgias eletivas
Campanha Programa Filhos de Minas amplia cuidados no pré-natal e reforça acolhimento a gestantes vulneráveis
Dia D Prefeitura de Sete Lagoas promove grande mobilização no Dia D Contra o Aedes aegypti neste sábado, 29 Mín. 18° Máx. 25°


