
O governador Fernando Pimentel participou nesta sexta-feira (9/6) da solenidade de comemoração do aniversário de 242 anos da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Durante o evento, na Academia de Polícia Militar, no bairro Prado, em Belo Horizonte, foi entregue a Medalha Alferes Tiradentes a 116 personalidades e entidades que prestam ou prestaram serviços relevantes à corporação. Em unidades da PM no interior do estado, outras 74 personalidades foram homenageadas, totalizando 190 agraciados.
Em discurso, o governador agradeceu a todos os integrantes da corporação, a qual classificou de melhor Polícia Militar do país e “orgulho para todos os mineiros e mineiras”. Pimentel disse que o momento é de renovação do compromisso de sua gestão com a segurança pública em todo o estado.
“Temos nos empenhado, apesar das enormes dificuldades financeiras que todos conhecem, desde o primeiro dia da nossa gestão, para assegurar à nossa Polícia Militar os meios para que ela possa cumprir com eficiência a missão que lhe foi atribuída pela Constituição e pelo povo do nosso Estado. E temos tido sucesso. Não é por outro motivo que os índices de criminalidade têm caído”, ressaltou Pimentel.
O governador destacou, ainda, os investimentos feitos pelo Governo do Estado nos últimos dois anos, como a incorporação de mais de 2,7 mil homens e mulheres ao efetivo da instituição, por meio dos cursos de formação de soldados e oficiais. Além disto, desde 2015 o Governo do Estado entregou 1.475 viaturas para a Polícia Militar em todo o estado, por meio do Projeto de Locação de Viaturas. Desse total, 850 veículos foram destinados para os municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e 625 para o interior.
“Esse é o compromisso que queremos renovar aqui, dia de festa para a nossa corporação e para o nosso estado. A Polícia Militar terá, sempre, a seu lado, dia a dia, os integrantes do nosso governo para que ela possa cumprir a sua missão”, afirmou.
O comandante-geral da PM, coronel Helbert Figueiró de Lourdes, comemorou a marca de 242 anos de história da Polícia Militar ao elogiar o atual momento pela qual passa a corporação. “Para nós, esse é um momento de grande satisfação, porque temos motivo para comemorar. Estamos vivendo um dos melhores momentos da história da Polícia Militar, em termos de estrutura, logística, vencimentos. E esse testemunho é de um policial militar com 29 anos e quatro meses de serviço, que pode atestar que vivemos hoje o nosso melhor momento”, destacou.
História
A Polícia Militar de Minas Gerais é a instituição policial mais antiga do Brasil. Teve sua origem em 9 de junho de 1775, no Regimento Regular de Cavalaria de Minas, em Ouro Preto, então capital da Capitania de Minas Gerais. A corporação conta com efetivo aproximado de 42 mil integrantes e uma frota que compreende cerca de 11 mil viaturas, sete helicópteros e dois aviões. É o único órgão do governo estadual presente em todos os 853 municípios, ou seja, em mais de mil e duzentas localidades, considerando-se distritos e outros aglomerados urbanos.
A PMMG está organizada em 19 regiões, um comando de policiamento especializado e 67 batalhões operacionais que executam o policiamento ostensivo geral, além de contar com diversas unidades especializadas, responsáveis pela repressão qualificada. Essas atividades demandam treinamento específico nas áreas de operações especiais, radiopatrulhamento aéreo, meio ambiente, trânsito urbano e rodoviário, entre outras.
Bases comunitárias
A atuação setorizada da Polícia Militar de Minas Gerais é a mais nova estratégia da instituição para combater e reduzir ainda mais os índices de criminalidade no Estado. O projeto, chamado Segurança Comunitária, será iniciado em Belo Horizonte e prevê uma maior aproximação do trabalho da PM junto ao cidadão e a comunidade, aumentando a sensação de segurança e o trabalho de patrulhamento da cidade.
Serão 86 bases comunitárias equipadas com uma van munida de câmeras de videomonitoramento, rádios digitais e equipamentos de segurança, além de duas motocicletas, em cada um dos 86 setores de policiamento da capital mineira. O programa, em fase de implementação, prevê uma maior aproximação do trabalho da PM junto ao cidadão e à comunidade, aumentando a sensação de segurança e o trabalho de patrulhamento da cidade. O investimento previsto é de R$ 17 milhões.
Também compareceram ao evento o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes, o procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, o comandante da 4ª Região Militar do Exército Brasileiro, general de divisão Henrique Martins Nolasco Sobrinho, o comandante do Centro de Corpo de Alunos do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), coronel aviador Alessandro de Oliveira Araújo, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Henrique Braga, o superintendente regional da Polícia Federal, Robinson Fuchs Brasilino, e a presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Carolina Pimentel.
Participaram ainda os secretários de Estado: Marco Antônio Rezende (Casa Civil e Relações Institucionais), Francisco Kupidlowski (Administração Prisional), Pedro Leitão (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Ricardo Faria (Turismo), o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Claudio Roberto de Souza, o diretor presidente da Prodemge, Paulo Moura, os deputados federais Ademir Camilo, Diego Andrade, George Hilton, Renzo Braz, Subtenente Gonzaga e os deputados estaduais André Quintão, Bosco, Cabo Júlio, Douglas Mello, Fábio Avelar, Geisa Teixeira e Leonídio Bouças.
Agência Minas

Paraopeba Homem é preso após furto de 150 litros de leite em fazenda, em Paraopeba
Capim Branco Supermercado é alvo de arrombamento e furto em Capim Branco
Crime Idoso denuncia estelionato após uso indevido de cartão de crédito em Sete Lagoas
Golpe Mulher leva golpe de quase R$ 10 mil em Sete Lagoas
Acidente Caminhoneiro morre após carga de piscinas cair sobre ele na BR-381, em Betim
Assalto Funcionário de 71 anos fica ferido em assalto armado a escritório em Sete Lagoas
Protesto Mobilização em Curvelo pede fim da violência de gênero e reforça combate ao feminicídio
Desacordo Cliente registra ocorrência por desacordo comercial após atraso em conserto de celular em Sete Lagoas
Tráfico de drogas Polícia Militar prende suspeito por tráfico de drogas e apreende crack, cocaína e munições em Sete Lagoas Mín. 17° Máx. 22°

