Ele está inserido no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - PRONASCI, do Governo Federal, que propõe um novo paradigma no enfrentamento à criminalidade no país, mobilizando, a partir dos municípios, os entes responsáveis pela segurança pública.
Nesse contexto, a criação do GGIM potencializa a integração de instituições de segurança pública, além de agregar outros canais de informações e ainda promover a participação da sociedade, objetivando o desenvolvimento de planos, programas e ações conjuntas voltadas para a prevenção dos delitos e para a repressão da criminalidade. Ele é o instrumento que expressa o desenvolvimento de uma nova concepção de gestão. Todos os entes envolvidos participam ativamente das propostas, implementações, controle e avaliações das ações na temática: segurança pública. O Gabinete de Gestão Integrada Municipal tem como uma de suas importantes funções, a de promover a aproximação dessas instituições de segurança pública com a sociedade através da interação com os Fóruns Municipais e Conselhos Comunitários de Segurança.
Na última quarta-feira (07), membros do Conselho Municipal de Defesa Social se reuniram na Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL e um dos assuntos da pauta foi o GGIM. De acordo com Graça Mendes, presidente do Conselho, desde 2008 as ações estão contínuas para a implantação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal em Sete Lagoas e só agora, com a união de forças do Executivo e Legislativo, conseguiram o decreto criando o GGIM. “Através da assessoria do vereador e presidente da Câmara Municipal, Cláudio Caramelo, as leis foram reformadas de acordo com o PRONASCI e um novo decreto foi criado, pelo prefeito Leone Maciel. Só temos a agradecer pelo empenho de ambos”, ressalta a presidente do Conselho. Ainda de acordo com Graça Medes, a instalação do GGIM na cidade depende agora somente de um Regimento Interno, feito por decreto, a partir do Executivo.
Mín. 10° Máx. 25°