
Na terça-feira, 5 de novembro, a Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, a mais antiga de Cordisburgo, celebrou seus 75 anos de história com um evento memorável, que reuniu funcionários, ex-funcionários, autoridades e a comunidade local. O aniversário da instituição foi marcado por uma série de atividades que destacaram a importância cultural e educativa da biblioteca ao longo das décadas.
O evento, que ocorreu nas dependências da biblioteca, contou com a participação especial do Grupo da Melhor Idade Estrelas do Sertão, que encantou o público com uma apresentação de jogral e a recitação de poesias. O grupo, composto por idosos da cidade, trouxe um toque de nostalgia e celebração à data, destacando o vínculo emocional que muitos têm com a biblioteca, um verdadeiro marco na história cultural de Cordisburgo.
Vários depoimentos emocionantes foram feitos por leitores e frequentadores de diferentes gerações, que compartilharam suas experiências com a biblioteca ao longo dos anos. Para muitos, o espaço não é apenas um local de empréstimo de livros, mas também um ponto de encontro e aprendizado que atravessou gerações.
A Biblioteca Pública Rui Barbosa, fundada em 1949, pertence à Prefeitura Municipal de Cordisburgo, mas desde 2019 está sob a responsabilidade da Associação dos Amigos do Museu Casa Guimarães Rosa. Localizada na Avenida Padre João, 708, no Centro da cidade, a biblioteca continua a ser um polo de conhecimento e cultura, promovendo acesso à leitura e atividades culturais para a comunidade, juntamente com a Biblioteca Pública Riobaldo e Diadorim.
A celebração contou ainda com a presença de autoridades locais, que ressaltaram a importância da biblioteca para o município e seu papel na preservação da memória e na formação de novos leitores.
Com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Casa Guimarães Rosa, a biblioteca segue cumprindo sua missão de democratizar o acesso à informação e à cultura, com foco na preservação do legado literário e histórico da cidade.
O evento reforçou a importância da biblioteca como um patrimônio que continua a enriquecer a vida dos cordisburguenses, mantendo viva a chama do conhecimento e da memória.

SETE LAGOAS Festa do Padroeiro 2026 começa nesta segunda com programação especial em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Evento em Sete Lagoas debate estratégias para turismo e economia criativa
BELO HORIZONTE PBH orienta sobre decorações temáticas para a Copa do Mundo em áreas públicas
SETE LAGOAS Movimento Grande Roda promove intercâmbio cultural e celebra cultura afro-brasileira em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Catedral de Santo Antônio inicia Trezena do padroeiro de Sete Lagoas na próxima semana
SETE LAGOAS Aos 79 anos, morre em Sete Lagoas a artista plástica Belkiss Pierazzoli
CAETANÓPOLIS Confira a programação do 5º Encontro das Tribos, em Caetanópolis, que será realizado entre os dias 19 e 21 de junho
SETE LAGOAS Pé Descalço promove segunda edição da Festa do Mês com tarde de muito forró em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Bárbara Rocha realizará show gratuito “ME AND MY OLD GUITAR” no Quintal Boi da Manta, em Sete Lagoas Mín. 10° Máx. 24°


