Foi apresentada na última semana pela Iveco Defensive Vehicules (IDV) o mais novo blindado multitarefa adquirido pelo Exército Brasileiro: o 4×4 Guaicurus. Este é um Veículo Multitarefa Leve e serão produzidos 420 modelos dele durante 10 anos.
O contrato para a produção foi realizado em julho deste ano; nos dias 25 a 27 de novembro, foi apresentado, em Sete Lagoas, o Centro de Treinamento Móvel (CTM) desta viatura. De acordo com o Exército, a apresentação se dá por um acordo de compensação da compra do primeiro lote de 32 unidades do 4X4 Guaicurus, para serem entregues até o final de 2024.
Este blindado tem desenvolvimento nacional; o CTM cumpre o papel de meio auxiliar de instrução para sua viatura base – o principal objetivo é apoiar a capacitação dos usuários deste veículo, tanto para as atividades de operação quanto de manutenção.
Foto: divulgação IDV / EB
Técnicos do Exército e da IDV estiveram trabalhando juntos para a produção do 4X4 Guaicurus. Esta viatura, que está em sua segunda versão, contém atualizações que garantem maior capacidade de carga e mais conforto aos ocupantes. Para isso, pode levar até cinco soldados (incluindo o motorista), de acordo com a montadora.
Além disso, o Guaicurus, que pesa 8,1 toneladas, tem motor FPT FC1C turbodiesel de 220 cv de potência e 50,9 mkgf de torque. O câmbio é automático de oito marchas fornecido pela ZF, há tração 4×4 e três bloqueios de diferencial.
O nome Guaicurus foi escolhido pela Força Armada em exemplo desta tribo nacional que seus guerreiros participavam de combates montados a cavalos.
Mín. 17° Máx. 23°