
Na última sexta-feira (6), a atleta Jeane Carla Machado da equipe de Atletismo Paralímpico do Huracan de Sete Lagoas ganhou a medalha de bronze no lançamento de dardo da classe F56 do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo/SP.
Jeane Machado treina na equipe do Huracan há um ano e meio e nesse período já conseguiu se destacar no ranking nacional ficando na quinta colocação, o que a credenciou para a disputa do Campeonato Brasileiro da última semana.
Foi sua primeira participação neste campeonato, o que considera um grande feito em tão pouco tempo de equipe: “É uma experiência e um passo muito grande que dei. Acho muito importante termo conseguido participar e levar o nome da equipe de Sete Lagoas”, declara. Jeane completou o pódio com Liliane Silva Moreira (ouro) e Susana Cristina da Silva (prata).
O Campeonato Brasileiro teve participação de medalhistas dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. No atletismo, por exemplo, estiveram presentes Yeltsin Jacques (ouro nos 1.500m e bronze nos 5.000 T11), Claudiney Batista (ouro no lançamento de disco F56), Fernanda Yara (ouro nos 400m T47), Rayane Soares (ouro nos 400m e prata nos 100m T13) e Beth Gomes (ouro no lançamento de disco F53 e prata no arremesso de peso F54). Nas redes sociais Jeane compartilhou encontros com ídolos do esporte como a própria Beth Gomes, Izabela Campos e Ariosvaldo Fernandes, o Parré.
Ver essa foto no Instagram
O Brasileiro de atletismo aconteceu simultaneamente aos de natação e halterofilismo no CT Paralímpico. Além deles, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizou o de tiro esportivo no Clube Militar de Tiro Esportivo do Rio de Janeiro. As quatro competições reuniram 1.197 atletas, dos quais nove foram campeões paralímpicos nos Jogos de Paris 2024 e outros 37 também subiram ao pódio na capital francesa.
Jeane contou ao SeteLagoas.com.br que antes de entrar para o esporte levava uma vida totalmente sedentária. Ficou conhecendo a coordenadora da equipe de paratletismo do Huracan Ana Leonídia eventualmente num posto de atendimento médico e recebeu dela o convite para praticar esportes. Depois foi apresentada ao coach Rafael da Academia de Crossfit Conectado (na qual faz preparação física) e também ao treinador Igor Santos que, junto a Ana Leonídia, treinam de forma voluntária a equipe do Huracan. A equipe conta também com a treinadora Marina Cunha no seu corpo técnico.
“O trabalho deles, além de ser participativo e social, tem feito com que em Sete Lagoas haja algo que não existia, o esporte paralímpico”, declara Jeane. Ela também treina com Igor a cadeira de corrida e almeja buscar índices para competir nesta modalidade.
Medalhista na sexta em São Paulo, Jeane Machado retornou de viagem a tempo de estar presente no Festival Paralímpico Loterias Caixa ocorrido no sábado (7) em Sete Lagoas.
Com a medalha em mãos ela dividia sua experiência com as crianças e jovens presentes no evento. “É aqui nesses eventos como o Festival Paralímpico que as crianças têm a chance de experimentar a inclusão verdadeira, aquela que mostra que nós deficientes somos capazes do que a gente quiser”, conclui.

 Futebol  Zagueiro setelagoano é anunciado para disputa da elite estadual pela URT
  Futebol  Zagueiro setelagoano é anunciado para disputa da elite estadual pela URT   Atletismo  Sete-lagoano Uilia Pires vai para EUA para competir no Mundial de Maratona Master
  Atletismo  Sete-lagoano Uilia Pires vai para EUA para competir no Mundial de Maratona Master   Brasileirão 2025  Para manter ‘gordura’ no G4 do Brasileiro, Cruzeiro encara o Palmeiras em São Paulo
  Brasileirão 2025  Para manter ‘gordura’ no G4 do Brasileiro, Cruzeiro encara o Palmeiras em São Paulo  Brasileirão 2025  Análise: entre trancos e barrancos, Atlético chega para ‘jogo do ano’ aliviado e com mais confiança
  Brasileirão 2025  Análise: entre trancos e barrancos, Atlético chega para ‘jogo do ano’ aliviado e com mais confiança   Jogos Especiais  Pela primeira vez APAE Sete Lagoas tem atletas na disputa nacional das Olimpíadas Especiais
  Jogos Especiais  Pela primeira vez APAE Sete Lagoas tem atletas na disputa nacional das Olimpíadas Especiais   Duas rodas  Cordisburguense Pedro Fernandino é campeão no Desafio Extreme de Enduro 2025
  Duas rodas  Cordisburguense Pedro Fernandino é campeão no Desafio Extreme de Enduro 2025 Mín. 19° Máx. 29°


 
  
  
  
 