
Em 2024, os brasileiros gastaram mais de R$ 49 milhões com materiais escolares. Neste ano, as famílias precisam preparar o bolso: o material escolar sobe mais de 40%. Confira as dicas para economizar na hora da compra.
Os dados foram revelados através de um levantamento do Instituto Locomotiva e QuestionPro. Segundo o InfoMoney, as compras do material escolar impactam diretamente em 85% no orçamento das famílias.
A maior parte das famílias precisará comprar materiais escolares solicitados pelas escolas (87%), uniformes (72%) e livros didáticos (71%).
Muitas escolas dividem o material entre o que fica em casa e o que vai para a escola. Itens como borrachas, lápis, mochilas, estojos e lancheiras podem ser reaproveitados, caso estejam em bom estado.
Mesmo cadernos com folhas em branco podem ser reutilizados, o que ajuda a economizar e é benéfico para o meio ambiente.
Após a triagem do material reaproveitável, verifique a lista de material escolar fornecida pela escola. Com isso, compre apenas o que realmente é necessário, priorizando os itens essenciais.
Fique atento à lista de itens que as escolas não podem solicitar, como álcool gel, bolas de sopro, canetas para quadro branco, material de limpeza, entre outros.
Estabeleça um limite de gastos que não comprometa as finanças mensais da família. Se necessário, divida a compra em etapas, comprando uma parte agora e o restante no mês seguinte.
Utilize o 13º salário para ajudar no pagamento, se possível.
Feiras de livros, sebos e trocas entre pais podem ser ótimas opções para economizar na compra de livros didáticos.
Não compre na primeira loja que encontrar. Compare os preços, pois a diferença pode ser grande. Em alguns casos, comprar em lojas diferentes pode ser mais vantajoso.
Algumas lojas oferecem descontos no pagamento, o que pode ajudar a reduzir o custo final.
Durante o mês de janeiro, muitas lojas e supermercados, assim como a Amazon, oferecem promoções. Comprar em atacado também pode ser uma boa opção para obter descontos significativos.

BRASIL Desenrola MEI: governo anuncia programa de renegociação de dívidas com descontos de até 70%
SETE LAGOAS Nova tarifa dos EUA ameaça exportações de ferro-gusa e preocupa setor em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Bloqueio de R$ 4,3 bilhões na Defesa coloca mais de 200 empregos da IDV em risco em Sete Lagoas
CONSUMIDOR Procon orienta consumidores sobre taxas, reservas e direitos em restaurantes no Dia dos Namorados
SETE LAGOAS Sete Lagoas entra em alerta após possível tarifa dos EUA ameaçar setor do ferro-gusa
RESSARCIMENTO Itaú terá que devolver valores cobrados indevidamente por seguros, decide acordo com MPMG Mín. 13° Máx. 26°

