
De acordo com informações, no fim da tarde desta sexta-feira (10), os funcionários da empresa Turi cruzaram os braços, devido à falta de pagamento de salário em Sete Lagoas.
A população ficou parcialmente sem condução de volta para casa, após o dia de trabalho.
VEJA O VÍDEO!
Ver essa foto no Instagram
COMUNICADO OFICIAL
PREFEITURA MUNICIPAL DE SETE LAGOAS ESCLARECE SOBRE O SERVIÇO DE TRANSPORTE COLETIVO
A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas vem a público esclarecer os recentes fatos relacionados à ameaça de paralisação dos funcionários da concessionária de transporte coletivo Turi, destacando que a Administração Pública está cumprindo rigorosamente com as suas obrigações contratuais, inclusive visando assegurar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato.
Uma Comissão Especial foi instituída pela Portaria nº 16.692, de 4 de junho de 2024, com o objetivo de realizar estudos detalhados sobre a tarifa praticada no transporte público. Esses estudos, somados a análises técnicas e documentos apresentados pela concessionária, foram submetidos à análise do Poder Judiciário e demonstram que os reajustes tarifários aplicados ao longo dos anos respeitaram os índices de correção previstos no contrato de concessão.
Adicionalmente, ressalta-se que ao longo do período de vigência do contrato ocorreram ajustes operacionais importantes, incluindo a redução da frota de veículos, solicitada pela própria concessionária e deferida pelo Município, com o objetivo de preservar a sustentabilidade do serviço prestado.
A Prefeitura lamenta que, apesar de compromissos assumidos em audiência de conciliação, a concessionária não tenha fornecido o acesso integral a documentos e sistemas operacionais necessários à fiscalização plena do contrato. Tal conduta tem dificultado a análise de informações essenciais para a tomada de decisões e a garantia de transparência.
É importante esclarecer que a atual situação, envolvendo o não pagamento integral da folha salarial dos funcionários da concessionária, resulta exclusivamente de decisão e responsabilidade da própria empresa Turi. O Município tem adotado todas as medidas disponíveis para garantir a regularidade do serviço e a proteção dos direitos da população.
Destaca-se que a Administração Municipal segue empenhada em defender os interesses da população, combatendo aumentos tarifários desproporcionais e promovendo um transporte público de qualidade e acessível.
A Procuradoria Geral do Município já apresentou ao Poder Judiciário todos os elementos técnicos e legais que comprovam a adequação da gestão do contrato, reforçando o compromisso da Prefeitura com a qualidade do transporte público em Sete Lagoas. A questão do reajuste segue pendente de decisão judicial e eventual paralisação pode gerar descumprimento de cláusulas contratuais e ensejar a adoção de medidas administrativas e judiciais pertinentes.
A Prefeitura agradece a compreensão da população e reitera o seu compromisso com a transparência e a melhoria dos serviços prestados para a população.
Sete Lagoas, 10 de janeiro de 2025.
Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Sangue Hemominas convoca doadores de sangue; estoque de tipos comuns é crítico em Sete Lagoas
Incidente Vento forte derruba parte de telhado e danifica veículo em lava jato de Sete Lagoas
Limpeza Prefeitura de BH testa varredeira elétrica para limpeza de praças e calçadas
Religião Diocese de Sete Lagoas divulga programação de missas para o Dia de Finados
Morte Motorista sete-lagoano sofre dois acidentes de trânsito no mesmo dia e morre ao dar entrada na UPA
Fogo Incêndio em mata fechada ameaça imóveis em Funilândia
Proteção à mulher Mulheres vítimas de violência contam com nova ferramenta para acionar a Guarda Municipal
Homenagem Soldado do Exército em Sete Lagoas que morreu afogado no Pará atuou no combate ao incêndio na Serra de Santa Helena
Direito social Prefeitura de Matozinhos lança programa “Auxílio Natalidade” para gestantes em situação de vulnerabilidade Mín. 19° Máx. 26°


