
A cidade de Sete Lagoas recebe no próximo domingo, 9 de fevereiro de 2025, a estreia do curta-metragem Iranti, uma produção inteiramente setelagoana que busca resgatar a ancestralidade e discutir a identidade da mulher negra no Brasil. A exibição acontecerá no Bar Alcunha Negada, às 20h, com transmissão simultânea pelas redes sociais do projeto.
Com direção de Alisson Oliveira e roteiro de Mileide Moura, Iranti narra a trajetória de duas mulheres, Maria e Francisca, cujas histórias atravessam três diferentes períodos do tempo. O curta é inspirado nas figuras históricas de Chica da Silva e Maria Firmina dos Reis, importantes referências afro-brasileiras.
A obra apresenta um jogo de tempos narrativos, alternando entre a saga de uma mulher moderna que busca reconhecimento como artista, a história de uma mulher aprisionada pelos estereótipos e restrições impostas à mulher negra e, por fim, o passado em comum dessas personagens, que se reconhecem na luta e no apoio mútuo.

Produção negra e setelagoana
Um dos diferenciais do projeto é sua equipe, composta inteiramente por profissionais negros de Sete Lagoas. A idealizadora do curta, Thais Eduarda, explica que a obra surgiu de reflexões sobre a experiência da mulher negra na sociedade e suas conexões com a ancestralidade.
“O filme nos faz pensar: ‘O que temos em comum? O que mulheres negras enfrentam diariamente?’ Iranti não é apenas um filme, é um caminho que nos conduz ao passado e nos mostra o que encontramos pelo trajeto”, afirma.
No elenco, Thais Eduarda e Thais Azevedo interpretam as protagonistas, ao lado de Douglas Costa e Nathan Brids. A equipe ainda conta com Lucas Dionísio na direção de fotografia, Tatto Paschoal no design gráfico e Alisson Oliveira na preparação corporal.
Estreia híbrida e acessível
A exibição do filme será híbrida, permitindo que o público acompanhe tanto presencialmente quanto online. Além da sessão física, Iranti será transmitido pelo Instagram @iranti_curtametragem e pelo canal do YouTube @thaiseduarda1025.
Produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo, o curta teve apoio de entidades como Cooperselta, Teatro Universitário UFMG, Lucky Digital e Pixel On. O projeto foi contemplado pelo Edital nº 02/2024 da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo de Sete Lagoas.
Com uma abordagem inovadora e uma equipe engajada, Iranti promete ser uma obra marcante para o cinema independente brasileiro, fortalecendo o protagonismo negro e a valorização da cultura afro-brasileira.
Sangue Hemominas prepara ações especiais em Sete Lagoas para o Dia do Doador de Sangue
Processo Seletivo Emprego em Sete Lagoas: Processo Seletivo oferece vagas para Fundamental, Médio e Superior
Clima Sete Lagoas e outras cidades entram em alerta por tempo seco e umidade abaixo de 30%
Festival Domingo tem programação infantil no Fenar Brasil Sete Lagoas 2025
Crime Motorista de aplicativo é vítima de sequestro relâmpago em Sete Lagoas
Previdência Biometria começa a valer nesta sexta para novos pedidos de benefícios junto ao INSS
Incêndio Incêndio atinge barraco de lona e papelão durante a madrugada no bairro Ondina Vasconcelos, em Sete Lagoas
Falecimento Wellington Salera dos Santos era de Itaúna (MG); família agradece mobilização da população
Mentira Fake News: Padre Warlen não faleceu, afirma Diocese de Sete Lagoas é boato Mín. 18° Máx. 27°
