
Impulsionado pelo aumento nos preços da mão de obra, o custo da construção civil em Minas Gerais registrou avanço de 1,6% em janeiro.
Na comparação com dezembro, o indicador apresentou aumento de 7,07% no custo da mão de obra, enquanto o valor do material teve uma queda de 2,10%.
De acordo com Venâncio da Mata, coordenador da pesquisa do IBGE em Minas, a alta pode ser atribuída aos reajustes salariais concedidos aos trabalhadores com base em uma convenção coletiva homologada no início deste ano. Por outro lado, embora os preços dos insumos tenham apresentado uma leve queda, permanecem como motivo de preocupação devido ao cenário inflacionário e à significativa variação cambial.
“O Sinapi é impactado pela alta nos juros, já que os preços estão relacionados ao dólar. Curiosamente, tivemos uma queda do componente material, mas ainda não é possível cravar se é resultante do recuo do dólar no início deste ano”, pontua o coordenador.
ECONOMIA Casas Bahia pede recuperação judicial com dívida de R$ 17,3 bilhões
SETE LAGOAS Sebrae abre inscrições para programa gratuito que ajuda empresas de Sete Lagoas a aumentar a produtividade
SETE LAGOAS Minas Gerais gera mais de 20 mil empregos formais em junho e mantém destaque nacional na criação de vagas Mín. 19° Máx. 31°
