O Ministério da Saúde anunciou uma medida com gosto amargo para a população: vai fechar 400 Farmácias Populares em todo o País até 31 de julho. Sete Lagoas será uma das 38 cidades mineiras atingidas pela decisão. No município existem duas unidades. De acordo com o secretário municipal de Saúde Magnus Silva, o Governo Federal já notificou a respeito do encerramento das atividades. “Recebemos um comunicado do Ministério da Saúde para fechá-las em 30 de junho. Temos seis farmácias municipais, mas não sabemos como ficará a demanda”, disse ao jornal O Tempo.
O Ministério da Saúde alega que o gasto administrativo com a rede própria é alto, em torno de R$ 80 milhões. Do outro lado do front, usuários da Farmácia Popular ainda tentam mantê-la em funcionamento. Um abaixo-assinado corre por todos o País contra o fechamento das farmácias e o movimento de usuários e de funcionários criou até uma página no Facebook, contra a decisão do Governo Federal.
O próprio Ministério da Saúde, em seu site, informa que o Programa Farmácia Popular do Brasil vem a ser uma iniciativa do Governo Federal que cumpre uma das principais diretrizes da Política Nacional de Assistência Farmacêutica, implantada em 2004 que autoriza a Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz) a a disponibilizar medicamentos para a população.
Mín. 12° Máx. 24°