
Minas Gerais continua a ser o estado que mais cria Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) no Brasil, segundo o censo de 2025 divulgado pela Confederação Nacional de RPPNs (CNRPPN). Com 397 unidades de conservação registradas, o estado supera todos os outros no número de RPPNs, ficando à frente de estados como o Paraná, que ocupa a segunda posição com 330 reservas.
No total, o Brasil conta com 1.899 RPPNs, e Minas está também em destaque no quesito área protegida, ocupando o terceiro lugar com 152 mil hectares de terras sob proteção por essa categoria de unidade de conservação, ficando atrás apenas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A maior parte das RPPNs em Minas Gerais está localizada no bioma Mata Atlântica, com 206 reservas que abrangem uma área de 22 mil hectares. Já o bioma Cerrado, embora com menor número de reservas – 68 no total – possui áreas maiores, totalizando 86 mil hectares de terra protegida.
De acordo com a gestora ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Lívia de Oliveira Martins, entre os anos de 2024 e 2025 foram criadas 10 novas RPPNs em Minas Gerais. "Essas reservas têm sido fundamentais para a ampliação da proteção ambiental no estado", afirma Lívia.
As RPPNs são unidades de conservação criadas por iniciativa dos proprietários de terra e reconhecidas pelo poder público, com o objetivo de preservar a biodiversidade local. Não há um tamanho mínimo ou máximo exigido para sua criação, o que torna a categoria flexível e acessível para uma ampla gama de propriedades, tanto rurais quanto urbanas.
“As RPPNs têm se mostrado uma grande alternativa para ampliar o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), pois envolvem a sociedade civil e o poder público na conservação dos ecossistemas brasileiros”, acrescenta a gestora.
Minas Gerais, com sua significativa contribuição para a criação dessas reservas, desempenha um papel importante na preservação da natureza e na proteção de biomas essenciais para o equilíbrio ambiental do Brasil.
Investigação Golpista aluga sítio de outra pessoa e ameaça de morte mulher em Sete Lagoas
Realise Bantu Katu e Quintal Boi da Manta de Sete Lagoas apresentam Boi Batukado no pré carnaval de Sete Lagoas.
Crime Homem tenta dar facadas em desafeto em plena rua, em Sete Lagoas
Folia Pé Descalço promove primeira festa do mês em Sete Lagoas com 4 horas de forró abertas ao público
Roubo Ex-funcionário confessa roubo em supermercado em Sete Lagoas; prejuízo é de R$ 20 mil aproximadamente
Violência sexual Pai é preso em flagrante por suspeita de estuprar a própria filha em Sete Lagoas Mín. 18° Máx. 27°

