Sete Lagoas será sede do Workshop de Atuação Audiovisual, uma oportunidade imperdível com 10 horas de conteúdo totalmente gratuito. Esta iniciativa faz parte do projeto de Manutenção do Centro Cultural Nacional Teatro Preqaria, que se tornou realidade graças ao Plano Nacional Aldir Blanc.
Com o objetivo de atender tanto iniciantes quanto artistas que buscam aprimorar suas técnicas, o workshop oferecerá uma base sólida em fundamentos da atuação para cinema, explorando a linguagem específica das produções audiovisuais e as dinâmicas do set de filmagem. Os participantes terão a oportunidade de trabalhar a construção de personagens e as nuances da interpretação diante das câmeras.
A condução do workshop ficará a cargo de João Valadares, profissional com vasta experiência como ator, diretor e produtor ao longo de vinte anos no cenário cinematográfico. Em seu currículo, destacam-se trabalhos como a direção do curta-metragem “Waterapoc”, selecionado para o Festival de Gramado e para o Festival Latino Americano de Cinema Neblina, e atuações nos filmes da TV Globo “Dia de Reis” (2018) e “Comadres” (2022), ambos disponíveis na Globo Play. Em 2024, Valadares protagonizou o longa-metragem “Sombras do Passado”, da CMK, acessível no YouTube da produtora, e em 2025 lidera o elenco do media-metragem “Almir não sabe morrer”, da Quixote Produções. Recentemente, também atuou na seleção e preparação do elenco para o media-metragem “Coisa Feita Pelo Coração”, lançado em abril no próprio Teatro Preqaria.
O conteúdo do curso se baseará em renomados autores da área, como Robert McKee e Linda Seger, além das técnicas que João Valadares aprofundou em sua trajetória ao lado de nomes como Sergio Penna (“Bicho de Sete Cabeças”) e Sabrina Greve (“Casa das Sete Mulheres”). A metodologia do workshop priorizará a prática, com exercícios de improvisação, gravação de cenas e análise de feedback, proporcionando uma experiência imersiva e de aprendizado dinâmico.
Os interessados em participar desta oportunidade única devem enviar uma carta de intenção com, no máximo, uma página em formato A4 para o e-mail [email protected] até o dia 23 de maio. Os candidatos selecionados serão contatados por e-mail para confirmação da inscrição.
Acompanhe a pagina @preqariaciadeteatro para ficar por dentro de tudo.
O Workshop de Atuação Audiovisual será realizado no Centro Cultural Nacional Teatro Preqaria, nos seguintes dias e horários:
§ 30 de Maio: 19h às 21h
§ 31 de Maio: 9h às 13h
§ 01 de Junho: 9h às 13h
Mín. 16° Máx. 23°