A atividade mineradora volta a gerar preocupação na região de Prudente de Morais, na Grande Belo Horizonte (MG). Servidores da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) identificaram recentemente cavidades não contempladas nos estudos apresentados pela empresa Sandra Mineração Ltda, o que levou à aplicação de multas e à paralisação de suas atividades.
O foco atual das preocupações recai sobre a Fazenda Escrivania, uma área de grande relevância ambiental, espeleológica e arqueológica. A região abriga importantes cavernas, sítios arqueológicos e paleontológicos, alguns deles escavados e estudados pelo naturalista dinamarquês Peter W. Lund no século XIX. Um dos destaques é a Lapa da Escrivania, que conserva notáveis pinturas e incisões rupestres pré-coloniais. As pesquisas no local também contaram com o envolvimento do Setor de Arqueologia da UFMG desde os anos 1980.
Outro sítio de importância na região é o abrigo Limeira, que também possui arte rupestre e diversos vestígios arqueológicos. Ambas as áreas integram um mosaico de proteção ambiental vinculado à Área de Proteção Ambiental (APA) Carste de Lagoa Santa, cuja função é garantir a conservação dos ecossistemas cársticos e do patrimônio histórico.
Especialistas alertam que, caso sejam confirmadas omissões nos relatórios apresentados pela mineradora, será necessária uma revisão rigorosa da documentação de licenciamento ambiental. A possibilidade de destruição ou impacto em sítios arqueológicos e cavernas tem gerado forte preocupação entre pesquisadores e ambientalistas.
A empresa já foi multada anteriormente por danos causados a cavernas na mesma região. A recorrência de impactos levanta questionamentos sobre a atuação dos consultores responsáveis pelos estudos e sobre a eficácia dos mecanismos de fiscalização e licenciamento.
Pesquisadora e pós-doutora em Arqueologia pela UFMG, Alenice Baeta reforça a necessidade de transparência e apuração rigorosa dos fatos. “Chega de impunidades no licenciamento de empreendimentos! Salve-se a magnífica região da Escrivania e de Limeira, em Prudente de Morais!”, conclui
Assista a reportagem especial
.https://www.youtube.com/watch?v=fpobA5hPoaM&feature=youtu.be
Mín. ° Máx. °