Entre os dias 03 e 10 de julho, o grupo Carroça Teatral leva o seu espetáculo “A Rua, a Lama e a Santa” para as cidades mineiras de Januária, São Francisco, Pirapora e Três Marias de forma gratuita. Desde 2013, o grupo Carroça Teatral traz a linguagem do teatro popular, apresentado na rua, evidenciando a força e organização da arte no interior de Minas.
Estreado em 2021, o espetáculo “A Rua a Lama e a Santa” é uma reflexão sobre a tragédia/crime dos rompimentos das barragens de rejeito de minério de ferro nas cidades de Mariana e Brumadinho – MG. A trama conta a história de um casal apaixonado que, ao superar o coronelismo do pai da moça, é surpreendido pelo rompimento de uma barragem e encontra forças através das tradições afromineiras, em meio aos escombros deixados pela lama.
Em Januária, a apresentação acontece no dia 04/07 às 19h30 no Ponto de Cultura Centro de Artesanato. Em São Francisco, o espetáculo ocorre no dia 05/07 às 17h45 em frente à Igreja Matriz da cidade. Em Pirapora, o grupo se apresenta no dia 07/07 às 14h para os alunos da Escola Estadual Fernão Dias e no dia 09/09 às 19h a peça será apresentada na Praça de Eventos JK na cidade de Três Marias.
O espetáculo A Rua, a Lama e a Santa tem direção coletiva e produção de Clarice Rodrigues (Culturando Produções), Branca Produções Culturais e Lari de Souza. No elenco, atuam Rafa, Gabriel Cordero, Lari de Souza, Paulinho do Boi e Clarice Rodrigues. As apresentações possuem classificação livre, entrada gratuita e acessibilidade em LIBRAS. O projeto é realizado com recursos do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais (protocolo nº 2024.2409.0094). Fique por dentro da programação pelo Instagram: @quintalboidamanta.
Mín. 14° Máx. 23°