
A Prefeitura de Sete Lagoas sancionou, no dia 3 de julho de 2025, a Lei nº 10.249, que estabelece as diretrizes para implantação do Parque TEA — um espaço especialmente adaptado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta é oferecer um ambiente lúdico, seguro e sensorialmente adequado, com espaços internos e externos pensados para o bem-estar e a inclusão desse público.
Entre as principais características do parque em ambiente fechado, estão iluminação suave, piso emborrachado, brinquedos sensoriais, cabaninhas, sala do silêncio com isolamento acústico e um mini refeitório com menos estímulos. Já na área externa, o projeto prevê brinquedos adaptados, piso tátil, equipamentos de equilíbrio e ambientes coloridos.
A lei também permite parcerias com instituições públicas e privadas para viabilizar o projeto. O espaço será de uso exclusivo para crianças com TEA e seus responsáveis, com sinalização apropriada para garantir o respeito ao público-alvo.
A iniciativa tem como base a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Lei nº 12.764/2012) e busca promover não apenas inclusão, mas também acolhimento, segurança e acessibilidade.
A autoria do projeto é da vereadora Heloísa Diniz Frois, e sua sanção marca um passo importante para a construção de uma cidade mais justa, sensível e preparada para atender as necessidades das crianças autistas.
Trabalho Confira as vagas de trabalho disponíveis no SINE Sete Lagoas
Esporte Huracan de Sete Lagoas se destaca no JIMI Paradesporto 2025 com 23 medalhas
Investigação Polícia cumpre mandados de busca e apreensão em Sete Lagoas
Surpresa Surpresa emocionante: policial militar interrompe rotina e visita esposa em formação para comemorar aniversário da filha em Sete Lagoas
Fé e tradição Papa define que só Jesus é salvador e impõe limites à veneração de Maria
Crime Perseguição começa na MG-424, em Matozinhos, passa pela BR-040 e termina em Curvelo com prisão e apreensão de carro clonado e droga Mín. 21° Máx. 34°


