
A Prefeitura de Sete Lagoas sancionou, no dia 3 de julho de 2025, a Lei nº 10.249, que estabelece as diretrizes para implantação do Parque TEA — um espaço especialmente adaptado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta é oferecer um ambiente lúdico, seguro e sensorialmente adequado, com espaços internos e externos pensados para o bem-estar e a inclusão desse público.
Entre as principais características do parque em ambiente fechado, estão iluminação suave, piso emborrachado, brinquedos sensoriais, cabaninhas, sala do silêncio com isolamento acústico e um mini refeitório com menos estímulos. Já na área externa, o projeto prevê brinquedos adaptados, piso tátil, equipamentos de equilíbrio e ambientes coloridos.
A lei também permite parcerias com instituições públicas e privadas para viabilizar o projeto. O espaço será de uso exclusivo para crianças com TEA e seus responsáveis, com sinalização apropriada para garantir o respeito ao público-alvo.
A iniciativa tem como base a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Lei nº 12.764/2012) e busca promover não apenas inclusão, mas também acolhimento, segurança e acessibilidade.
A autoria do projeto é da vereadora Heloísa Diniz Frois, e sua sanção marca um passo importante para a construção de uma cidade mais justa, sensível e preparada para atender as necessidades das crianças autistas.
Trânsito Natal na BR-040 terá até 64% mais tráfego: Via Cristais reforça operação e segurança
Crime Funcionário denuncia injúria homofóbica em supermercado de Sete Lagoas
Educação Infantil Em nota, Prefeitura de Sete Lagoas confirma fim da Educação Física na educação infantil municipal
Ataque de animal Pitbull ataca mulher de 64 anos e cadela em Sete Lagoas; o cão de estimação está em estado grave
Prisão Homem é preso em flagrante por estupro e violência doméstica em Sete Lagoas
Polícia Homem é preso com pistola 9 mm durante abordagem policial em Sete Lagoas
Futebol Curitiba de Sete Lagoas luta pela classificação na última rodada da Copa Itatiaia
Operação Policial Operação da Polícia Penal combate grupos criminosos em presídio de Sete Lagoas
Falsificação Sete-lagoano que falsificou alvará de soltura do Conselho Nacional de Justiça tem caso repercutido na imprensa nacional Mín. 17° Máx. 31°

