
Um impasse está marcando as relações entre o advogado Josiel Pereira e a diretoria da APAC Sete Lagoas. Em vídeo gravado em frente à Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, Pereira afirma que “os presos estão incomunicáveis”, além de dizer que “os recuperandos estão sem assistência jurídica” e, ainda, que os fatos se sobrepõem à “própria Constituição Federal.” Cita, nominalmente, que as decisões são tomadas pela diretora jurídica da APAC Dayanne Giacomini, advogada que preside a 46ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Sete Lagoas, fere o livre exercício da profissão e os direitos dos recuperandos.
Em nota oficial, a Presidência da APAC Sete Lagoas refutou as acusações do advogado Josiel Pereira. A seguir, a íntegra do documento.
No dia 18 de julho de 2025, às 17h51, o Dr. Josiel Pereira, advogado regularmente constituído, compareceu ao Centro de Reintegração Social (CRS) da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Sete Lagoas, com o objetivo de realizar atendimento jurídico a seus clientes custodiados nesta unidade.
Devido à execução de um procedimento interno de segurança e conforme orientação da Presidente e da Diretora Jurídica da APAC, foi solicitado ao advogado que aguardasse momentaneamente, a fim de garantir a observância dos protocolos estabelecidos pela unidade. Após asseguradas as condições necessárias, e respeitadas as normas internas de segurança, o Dr. Josiel Pereira teve acesso autorizado e realizou o atendimento jurídico de quatro (04) recuperandos, sendo dois (02) em regime fechado e dois (02) em regime semiaberto, conforme registrado nas fichas de atendimento jurídico devidamente preenchidas pelo próprio advogado.
A direção do CRS reafirma seu compromisso com a legalidade, a transparência e o respeito às prerrogativas profissionais dos advogados, bem como com a segurança e a dignidade dos recuperandos sob sua responsabilidade.
Sete Lagoas, 22 de julho de 2025.
Hévila Mara de Souza Cabral Campolina
Presidente APAC Sete Lagoas
A OAB, presidida pela advogada Dayanne Giacomini que é a diretora jurídica da APAC, entrou em contato com o Megacidade e enviou a seguinte nota.
NNOTA DE ESCLARECIMENTO:
A Ordem dos Advogados de Minas Gerais, através da Procuradoria Estadual de Prerrogativas da OAB/MG e da Diretoria de Prerrogativas da OAB/MG foi acionada no dia 18/07/2025, por volta das 17:00hs, pelo Dr. JOSIEL SOUZA PEREIRA, OAB/MG 194.893,aduzindo que estava sem acesso aos seus clientes na APAC Sete Lagoas.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Segundo informou, via atendimento telefônico no Plantão de Prerrogativas, o mesmo se dirigiu a APAC e não conseguiu acesso a seus clientes naquela Unidade, motivo pelo qual entrou em contato com a Comissão de Prerrogativas da Subseção de Sete Lagoas.
Diante do contato telefônico, a advogada e delegada de prerrogativas Susan Kely dos Santos Caetano, OAB/MG, se dirigiu ao estabelecimento para averiguação in loco.
Em contato com o setor administrativo da unidade, foi
informado que os recuperandos estavam passando por procedimento de segurança e que após a finalização do mesmo, seria dado acesso ao advogado.
Em virtude do atendimento o advogado teve suas prerrogativas
profissionais asseguradas e conseguiu entrevistar-se com seus quatro clientes na APAC Sete Lagoas no dia 18/07/25.
Era o que tínhamos a esclarecer.
Sete Lagoas, 22 de julho de 2025.
Comissão de Defesa, Assistência de Prerrogativas e prerrogativas da OAB/MG
SUSAN KELY DOS SANTOS CAETANO
Trabalho Confira as vagas de trabalho disponíveis no SINE Sete Lagoas
Esporte Huracan de Sete Lagoas se destaca no JIMI Paradesporto 2025 com 23 medalhas
Investigação Polícia cumpre mandados de busca e apreensão em Sete Lagoas
Surpresa Surpresa emocionante: policial militar interrompe rotina e visita esposa em formação para comemorar aniversário da filha em Sete Lagoas
Fé e tradição Papa define que só Jesus é salvador e impõe limites à veneração de Maria
Crime Perseguição começa na MG-424, em Matozinhos, passa pela BR-040 e termina em Curvelo com prisão e apreensão de carro clonado e droga Mín. 21° Máx. 34°


