
Outro setor estratégico da IVECO, que tem planta em Sete Lagoas, também foi adquirido nessa quarta-feira (30): a IVECO Defence Vehicles (IDV) foi arrematado pela empresa italiana Leonardo por € 1,7 bilhão. O grupo indiano Tata Motors adquiriu a fábrica de utilitários.
Segundo a mídia especializada, o setor de defesa foi desmembrada da IVECO Group (responsável pela fabricação de veículos pesados, utilitários e ônibus) em fevereiro deste ano e já estava na alça de mira para ser adquirida pela Leonardo desde novembro de 2024. Com a venda, a marca se torna líder europeia em defesa terrestre. “A aquisição da Iveco Defence é um passo fundamental no desenvolvimento da nossa estratégia de crescimento para apoiar a implementação completa do nosso plano industrial”, disse, em comunicado para a imprensa Roberto Cingolani, CEO e Gerente Geral da Leonardo. “A transação consolida nossa posição como um player-chave no setor europeu de defesa terrestre, um mercado caracterizado por fortes perspectivas de crescimento futuro”, completa.
No Brasil, a IDV tem contratos com o Exército Brasileiro para a produção de viaturas e utilitários blindados como o Guarani e o Guaicurus, fabricados em Sete Lagoas desde 2014. O projeto dos veículos serve para modernização da força armada, investindo em viaturas anfíbias com diversas funções, que vão desde o transporte de soldados, combate, posto de comando e socorro.
A aquisição da IVECO Defence está sob análise dos órgãos reguladores e tem prazo de conclusão para 31 de março de 2026.
Empresa italiana, que tem como acionista majoritário o Ministério da Economia daquele país, produz tecnologias e manufaturas nos setores aeroespacial, defesa e segurança, atuando em 150 países e com receitas na casa de € 17,8 bilhões. Em outubro de 2024, a Leonardo assinou uma joint-venture com a alemã Rheinmetall AG para a criação de uma empresa especializada em produção de blindados de combate na Europa.
O movimento é considerado um retorno do Velho Continente na corrida por rearmamento e desenvolvimento de tecnologias, já que seu principal parceiro no setor, os Estados Unidos, não pretendem investir a longo prazo na OTAN, aliança do Atlântico Norte. Esta também é uma resposta à Rússia, que há cerca de quatro anos mantém uma guerra contra a Ucrânia e mesmo com sanções aplicadas pela União Europeia, não perdeu força.
Agressão Ex-companheira tenta agredir homem após festa de confraternização em Sete Lagoas
Brutalidade Grávida de três meses é brutalmente agredida por homem em Sete Lagoas
Maus-tratos Em Sete Lagoas, cão quase morre dentro de carro e idoso é preso por abandono do animal
Ameaça Padrasto ameaça enteada após briga em Sete Lagoas
Decoração de Natal Prefeito Douglas Melo denuncia furtos de cabos de energia das luzes de Natal em Sete Lagoas
Trânsito Natal na BR-040 terá até 64% mais tráfego: Via Cristais reforça operação e segurança
Crime Funcionário denuncia injúria homofóbica em supermercado de Sete Lagoas
Educação Infantil Em nota, Prefeitura de Sete Lagoas confirma fim da Educação Física na educação infantil municipal
Ataque de animal Pitbull ataca mulher de 64 anos e cadela em Sete Lagoas; o cão de estimação está em estado grave Mín. 17° Máx. 31°

