O Governo de Minas Gerais, em parceria com as instituições de Justiça compromitentes do Acordo de Reparação, entregou nesta quinta-feira (7) a obra de pavimentação da MG-060, no trecho que liga Papagaios a Pompéu. A iniciativa atende a uma antiga demanda da população e integra as ações voltadas à reparação dos danos causados pelo rompimento das barragens da Vale em Brumadinho, tragédia que vitimou 272 pessoas.
Segundo o governador Romeu Zema, a entrega do trecho representa a concretização de um sonho regional e a aplicação responsável dos recursos provenientes do acordo. “Estamos mostrando que esses recursos, que custaram aquelas vidas, estão sendo usados da forma mais criteriosa possível”, afirmou. A obra é a segunda concluída na rodovia para a região atingida, somando-se ao trecho de 31,7 quilômetros entre Esmeraldas e São José da Varginha.
Foram investidos cerca de R$ 140 milhões na execução, realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), vinculado à Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra). Além de melhorar a mobilidade e a segurança no transporte, a nova pavimentação fortalece a integração regional e fomenta o desenvolvimento econômico, beneficiando municípios e comunidades ao longo da Bacia do Paraopeba.
Durante a cerimônia, também foi anunciada a construção de uma terceira faixa nas rodovias MG-060 e MG-431, entre Papagaios e Pará de Minas. Serão 20 quilômetros adicionais, com investimento estimado em R$ 50 milhões, atendendo a demanda de 17 municípios para aumentar a segurança viária, estimular investimentos e promover qualidade de vida na região.
Da Redação com Agência Minas
Mín. 15° Máx. 29°