O prefeito Álvaro Damião desembarca em Brasília nos próximos dias para assinar contratos com o governo federal no valor de R$ 456 milhões, para investimentos em mobilidade urbana, vinculados ao projeto Renovação de Frota do Programa de Aceleração do Crescimento – Seleções (PAC Seleções). O convite foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o lançamento do Gás do Povo, nesta quinta-feira (4), no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte.
“Na próxima semana a gente vai à Brasília para assinar investimentos para Belo Horizonte. Nós temos quase R$500 milhões relacionados ao governo federal de imediato para assinar” anunciou Álvaro Damião. Os investimentos serão em obras de construção de vias exclusivas para transporte público, além de compra de uma frota de 100 ônibus elétricos para Belo Horizonte.
Álvaro Damião ainda aproveitou a presença do presidente Lula na capital para solicitar a implantação de um Instituto Federal no Aglomerado da Serra, a maior comunidade de Minas Gerais, onde vivem atualmente cerca de 40 mil pessoas.
“Ajude a trazer para a Serra um Instituto Federal, presidente. Já temos um instituto prometido para a região do Barreiro e agradeço por ele, mas gostaríamos muito que a Serra também fosse contemplada. Há muita coisa para o presidente assinar nos próximos dias. Um instituto é essencial para ampliar as oportunidades educacionais dos jovens do Aglomerado da Serra”, enfatizou.
O prefeito Álvaro Damião ainda agradeceu ao presidente Lula e ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, pela escolha de Belo Horizonte como palco do lançamento de um dos principais programas sociais do governo federal e ressaltou a importância do programa Gás do Povo para a cidade e para as famílias beneficiadas.
“Esse é um dia histórico para as pessoas que vivem no Aglomerado da Serra, mas pode ter certeza que para mim também. Quando o governo federal lança um projeto como esse, está cuidando das pessoas mais simples, das que mais precisam. Eu falo isso de carteira, presidente Lula, porque o sofrimento me acompanha desde a infância. Eu sou uma daquelas crianças que foi alimentada pela sopa da LBV e da LA, que usava aquela mistura de morango com água, porque não tinha leite. E depois o governo, naquela época, lançou o ticket de leite, e eu ia na padaria trocar o ticket de leite. Foi quando a gente começou a tomar leite, porque a gente não tomava”, disse.
Gás do Povo
A cerimônia de assinatura da Medida Provisória que instituiu o programa Gás do Povo reuniu no Aglomerado da Serra o prefeito Álvaro Damião, o presidente Lula, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, diversos parlamentares, representantes de movimentos sociais e a comunidade local.
Com o programa, cada família passará a retirar diretamente o botijão de gás nas revendedoras credenciadas pelo Governo Federal. O benefício ficará disponível para os inscritos no CadÚnico com renda per capita de até meio salário mínimo por mês, com prioridade para aqueles que recebem o Bolsa Família. O programa do Governo federal irá disponibilizar botijão de gás gratuito para 15,5 milhões de famílias no país. Em Minas, serão 1,2 milhão de famílias.
Encostas
Durante o evento de lançamento do programa, Álvaro Damião destacou que vai buscar novas parcerias com o governo federal para obras de contenção de encostas. Desde 2022, quando foi lançado o Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico, a PBH já realizou mais de 360 obras em encostas. Neste ano já foram finalizadas 77 obras e 124 estão em andamento.
Mín. 12° Máx. 26°