O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) é responsável pelo abastecimento de água em mais de 93 mil ligações em Sete Lagoas. Uma responsabilidade que exige uma estrutura completa que vai desde a captação, passando pelo tratamento e exigindo alta capacidade de reservação. Para manter esta última exigência e garantir o atendimento da demanda, a autarquia iniciou um abrangente processo de reforma de reservatórios.
O projeto foi colocado em prática no mês de agosto e prevê a revitalização completa de 16 reservatórios localizados em todas as regiões de Sete Lagoas, tanto na área urbana quanto em comunidades rurais. Nesta primeira etapa, 12 equipamentos serão contemplados. “Algumas dessas estruturas estavam sem reformas há mais de 20 anos. São reservatórios localizados em posições estratégicas, fundamentais na proposta de acabar com ocorrências de interrupção no fornecimento de água”, explica Flávio da Mata, diretor-presidente do SAAE.
Nesta primeira etapa, são seis reservatórios revitalizados com correção de rachaduras, troca de chapas e pintura, são eles: Teófilo Otoni (Serra de Santa Helena), São Cristóvão, Jardim Carolina, Quintas da Varginha, Brasília e CDI. Ainda serão contemplados equipamento nos seguintes bairros ou localidades: Aeroporto, Itapoã, Bela Vista, Brasília, CDI II, Lontra, Lontrinha, Nossa Senhora de Lourdes, Quintas da Varginha, Riacho do Campo e São Cristóvão. “Estamos em uma época de estiagem forte e Sete Lagoas vive um momento de tranquilidade quanto ao abastecimento de água. Investimento para cumprir à risca o papel do SAAE que é oferecer água de maneira contínua e com qualidade”, avalia o prefeito Douglas Melo.
A atual gestão do SAAE está investindo R$ 947 mil neste projeto. Uma garantia de abastecimento regular para milhares de sete-lagoanos e também de reservação de água para momentos críticos.
Integram o sistema de abastecimento de água: 117 poços tubulares profundos, 95 reservatórios, uma Estação de Tratamento de Água, 32 Estações Elevatórias de Água e 56 Unidades de Tratamento Simplificado. O sistema de captação subterrânea é responsável por 48% do fornecimento e o de captação superficial (Rio das Velhas) por 52%.
Mín. 14° Máx. 29°