A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio da 1ª Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR), deflagrou nesta terça-feira (17) uma operação de combate à corrupção e fraudes em licitações na Câmara Municipal de Funilândia. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nos municípios de Funilândia e Sete Lagoas.
Os principais alvos são o vereador Ruan Albert Pereira Marques, de 31 anos, atual integrante da Câmara e ex-presidente da Casa, e o ex-vereador Adelcio Pereira de Souza, de 55 anos. Durante buscas nas residências, foram apreendidos aparelhos celulares, documentos, contratos e agendas com anotações que podem auxiliar na investigação.
De acordo com a Polícia Civil, as apurações investigam irregularidades praticadas entre 2022 e 2024, período em que Ruan presidiu o Legislativo municipal. A sua gestão foi marcada por denúncias de fraudes em licitações, contratos superfaturados, gastos excessivos e suspeitas de enriquecimento ilícito. Em 2024, tais acusações levaram à cassação de seu mandato como presidente da Câmara.
A operação também alcançou empresas fornecedoras de suprimentos, onde foram arrecadados documentos relacionados a contratos suspeitos. Todo o material será analisado pela equipe da PCMG, com apoio do Departamento Estadual de Combate à Corrupção e Fraude.
O atual presidente da Câmara Municipal de Funilândia, vereador Rodrigo, comentou sobre a operação:
“Após a operação realizada pela Polícia Civil na manhã de hoje, tomamos conhecimento de que havia uma investigação em curso para apurar eventuais ilegalidades da gestão passada, sendo que após representação policial, houve o deferimento de medidas cautelares, dentre elas de busca e apreensão de documentos. O processo judicial tramita sob sigilo e ainda não temos informações sobre as denúncias e demais fatos. Tão logo tomemos conhecimento, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Funilândia fará seu pronunciamento.”
As investigações seguem em andamento sob sigilo judicial.
O Mega Cidade segue apurando mais informações sobre a operação.
Mín. 18° Máx. 31°