
Sentados em praça pública, entre conversas sobre a vida, ancestralidade, Chat GPT, medicinas indígenas, e os desafios dos atores na atualidade, as cenas, figurinos e objetos cênicos vão sendo escolhidos e dando forma ao espetáculo Onã. Com atuação de Thaís Eduarda, a peça teatral terá 3 apresentações únicas, uma em cada cidade, Sete Lagoas, Cordisburgo e Paraopeba.
Idealizado em 2017 para ser encenado ao ar livre, o espetáculo é construído a partir da tradição oral, com histórias e lendas contadas pela Vó materna da atriz, que foram enriquecidas por anos de pesquisas e vivências
A narrativa, que tem a água e a figura materna como temas centrais, segue Onã cujo nome significa caminho, uma jovem em sua busca pela mãe, uma mulher que tinha um sonho comum, que era o de conhecer o mar. Desejo que impulsiona a própria jornada de Onã, através de cenários cheios de simbologias, onde as relações entre o ser humano, a natureza e a tecnologia se fazem presentes.
Com um repertório de músicas folclóricas brasileiras como “Leva eu, saudade”, “Beira-mar novo” e “Lavadeira”, a encenação traz uma experiência, que aborda a ancestralidade, a identidade e a força dos sonhos.
A equipe é composta majoritariamente por mulheres negras, visando a valorização e o fortalecimento da luta feminina por espaço e igualdade no cenário artístico-cultural, nos desenvolvimentos profissionais e em suas comunidades.
Onã é um espetáculo que fala para todos e busca integrar cada um dos espectadores à construção da história.
Ficha Técnica
Coordenação: Thais Eduarda
Direção: Anair Patrícia
Figurino e cenário: Sarah Vá Moreira
Dramaturgia: Mileide Moura
Preparação Corporal: Alisson Oliveira
Sonoplastia e direção musical: Rafa
Comunicação: Lidyane Barbosa
Produção Executiva: Luciana Santos Gonçalves
Ilustração: Rafa
Design Gráfico: Tainá Evaristo
Elenco
Thais Eduarda
Serviço
Espetáculo: Onã
Gênero: Teatro Infantil
Dia: 28 de Setembro de 2025/domingo
Horário: 11:00
Local: Floresta Nacional
Cidade: Paraopeba
Entrada franca
Classificação livre
SETE LAGOAS Greve dos rodoviários da Turi retorna em Sete Lagoas nesta terça-feira com 40% da frota paralisada
SETE LAGOAS Roda se solta de ônibus, atinge veículo e e provoca acidente na MG-238 em Sete Lagoas
ENEM 2026 MEC prorroga inscrições do Enem 2026 até 12 de junho em todo o país
SETE LAGOAS Feirinha Acústica movimenta a Praça Tiradentes com cultura, gastronomia e artesanato no dia 18 de junho
SETE LAGOAS Democrata-SL goleia Ipatinga e assume liderança do Mineiro Módulo II
SETE LAGOAS Helicóptero e cães da PM ajudam a recapturar suspeito que fugiu algemado em Sete Lagoas
SETE LAGOAS CONVOCAÇÃO - Edital de convocação de Assembleia Geral Extraordinária - SELTUR - Sete Lagoas, Turismo, Lazer e Cultura S/A em Liquidação
SETE LAGOAS Sete Lagoas inicia a semana com frio intenso e previsão de 12°C nesta segunda-feira Mín. 10° Máx. 24°


