
“Assumir a Chefia da Embrapa Milho e Sorgo é assumir o compromisso de liderar uma Unidade de excelência que, desde 1976, se consolidou como um patrimônio científico do Brasil. Aqui se desenvolveram e se desenvolvem soluções que impactam a vida dos agricultores, a competitividade do agronegócio, a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável”. Com essas palavras, o novo chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo Vinícius Pereira Guimarães destacou o senso de responsabilidade em assumir a gestão da Unidade na última sexta-feira, dia 19 de setembro.
A solenidade de posse reuniu centenas de pessoas no Auditório Renato de Oliveira Coimbra, incluindo a presidente da Embrapa Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá, a diretora-executiva de Administração e supervisora da Embrapa Milho e Sorgo Selma Lúcia Lira Beltrão, ex-chefes da Embrapa Milho e Sorgo, autoridades e representantes do poder público e da iniciativa privada, além de parceiros da Embrapa no desenvolvimento de ativos estratégicos para a Empresa, como o inoculante solubilizador de fosfato BiomaPhos (Grupo Simbiose Bioma) e o milho transgênico BTMax, desenvolvido em parceria com a Helix, empresa do grupo Agroceres.
“A Embrapa Milho e Sorgo é uma Unidade inovadora e sempre foi referência não só na produção de milho e sorgo, mas de novas tecnologias. É uma Unidade disruptiva com uma equipe comprometida com a nossa missão que é garantir a segurança alimentar e a soberania nacional. Deem continuidade ao que essa Unidade já fez até aqui e que a gente consiga avançar muito mais, sendo referência em agricultura tropical e mundial”, destacou a presidente da Embrapa Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá durante a solenidade. “Estamos em um contexto de mudanças, e a Embrapa tem que pensar neste momento, em como nossa Empresa e essa Unidade podem, cada vez mais, ter esse protagonismo baseado em ciência e em inovação e oferecer sustentabilidade. Temos um desafio muito grande, que é a inclusão socioprodutiva do pequeno e do médio agricultor do nosso País. A tecnologia precisa chegar até eles. Mas tenho certeza que esse brilho nos olhos do novo chefe e o comprometimento da equipe irão transformar esses desafios em oportunidades”, disse.
“A gente percebe, nesse ambiente, que a alegria, a leveza das pessoas que estão aqui, com essa expectativa positiva, são fundamentais. Esperamos que esse mesmo clima seja mantido até o final da sua gestão”, completou a diretora-executiva de Administração e supervisora da Embrapa Milho e Sorgo Selma Lúcia Lira Beltrão. O ex-chefe Frederico Durães, que reforçou estar “extremamente honrado em servir a Embrapa, em servir essa Unidade”, fez uma retrospectiva dos seis anos que esteve à frente da gestão da Embrapa Milho e Sorgo, com destaque para ativos estratégicos lançados durante seu mandato: BiomaPhos, bioinseticidas, Sistema Antecipe e BTMax. “Fizemos governança de um centro de pesquisa com uma trajetória honrosa, que nos enche de orgulho”, afirmou. “Desejo que o novo chefe tenha uma agenda de prioridades que se converta em um plano de ação centrado em três pilares: confiança nas pessoas, respeito aos colegas em trazer novos conhecimentos e uma trajetória de orgulho”, concluiu.
VISITAS ESTRATÉGICAS – Ao final da solenidade, a presidente da Embrapa Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá, a diretora-executiva de Administração e supervisora da Embrapa Milho e Sorgo Selma Lúcia Lira Beltrão e a Chefia da Embrapa Milho e Sorgo visitaram os laboratórios da Embrapa Milho e Sorgo, onde foram desenvolvidos o inoculante solubilizador de fosfato, em parceria com o Grupo Simbiose Bioma, o milho transgênico BTMax, desenvolvido em parceria com o Grupo Helix (Agroceres), além de galpões da Unidade Beneficiadora de Sementes (UBS) e da Gestão de Logística e Serviços. As equipes responsáveis pelo desenvolvimento dos ativos apresentaram as tecnologias, “que geram os maiores volumes de royalties para a Embrapa”, reforçou Vinícius Guimarães. O inoculante solubilizador de fosfato desenvolvido em parceria com o Grupo Simbiose Bioma já é utilizado em mais de 10 milhões de hectares no Brasil, segundo informações de Artur Soares, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Simbiose Bioma.
Quem é Vinícius Guimarães
Vinícius Guimarães é natural de Curvelo, MG, mas passou a infância e a adolescência na cidade mineira de Sete Lagoas. Graduou-se em Zootecnia e, paralelamente, em Administração com foco em Comércio Exterior, em Viçosa, MG. No mestrado e no doutorado, especializou-se em modelagem e avaliação econômica de sistemas produtivos, com período sanduíche na Texas A&M University (Estados Unidos), onde recebeu o prêmio Joseph Fontenot Appreciation Club.
Iniciou a carreira como consultor do programa BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento)/Agrofuturo/
Destacou-se na cooperação internacional, representando o Brasil em projetos com o FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola), a IGA (International Goat Association) e a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), além de liderar projeto no Benin (África). Em 2019, assumiu a coordenação do escritório da Embrapa na Europa (Labex Europa), onde atuou como representante legal da Embrapa junto à Comissão Europeia e ponto de contato no Brasil do Programa Horizonte Europa, sendo responsável pela representação da Embrapa em território europeu e por articulação de parcerias internacionais.
Com formação complementar em gestão, liderança e sustentabilidade, alia visão técnica e gerencial, apoiada por fluência em inglês, francês e espanhol.
Corpo gerencial
O chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo Vinícius Guimarães contará com a seguinte equipe para conduzir a Unidade: Cynthia Maria Borges Damasceno (chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento); Frederico José Evangelista Botelho (chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia); e Vanessa França Abreu Lacerda (chefe-adjunto de Administração).
Show Mumuzinho será atração principal no aniversário de Sete Lagoas
Futebol Cresce procura por ingressos para Cruzeiro x Fluminense, e Mineirão abre novo setor
Investigação Sete Lagoas: operação Nullum Signum apura invasão de contas bancárias
Concurso público Caixa lançará amanhã, dia 7, o edital do novo concurso público
Vacinação Com estoque regularizado, Prefeitura de Sete Lagoas reforça vacinação contra Varicela e HPV
Trabalho Confira as vagas de trabalho disponíveis no SINE Sete Lagoas
Esporte Huracan de Sete Lagoas se destaca no JIMI Paradesporto 2025 com 23 medalhas
Investigação Polícia cumpre mandados de busca e apreensão em Sete Lagoas
Surpresa Surpresa emocionante: policial militar interrompe rotina e visita esposa em formação para comemorar aniversário da filha em Sete Lagoas Mín. 20° Máx. 28°


