
No dia 25 de setembro, chegou às plataformas digitais o álbum Modão Malado, fruto da parceria entre MC Papo e Dedé Santaklaus. A obra propõe a combinação entre o funk de Belo Horizonte e o sertanejo de raiz, conhecido como modão.
O projeto nasce da influência de produções da música latina que vêm renovando a cena ao unir cultura urbana e tradição popular. A música “Ella Baila Sola”, lançada em março de 2023 pelo cantor Peso Pluma em parceria com o grupo Eslabón Armado, fez história ao se tornar a primeira canção mexicana a alcançar o 1º lugar na Billboard Global 200 e também no Spotify Global.
“A gente percebeu ouvindo Peso Pluma e outros cantores de corridos que havia uma semelhança com o modão sertanejo, só que em diálogo com a música urbana. Então pensamos: por que não trazer isso para o funk de BH, misturar modão e funk e criar algo nosso?”, explica MC Papo.
Os corridos são canções tradicionais do México que geralmente contam histórias de dramas cotidianos. Nos últimos anos, ganharam versões modernas que misturam trap, reggaeton e hip hop.
“No México, os corridos sempre contaram histórias do povo. Aqui, a gente quer que o trabalhador da fazenda, o jovem da quebrada, o cara que cresceu ouvindo sertanejo mas não se enxerga no agro milionário também se veja na música. O Modão Malado é sobre essa galera”, destaca Dedé Santaklaus.
Modão Malado leva essa inovação para o modão brasileiro com elementos clássicos do funk de BH. As letras mantêm a tradição narrativa do gênero, citando ruas, bailes e personagens da cena periférica de Belo Horizonte. Esses recursos sonoros e culturais estão espalhados pelas faixas do álbum, reforçando a proposta e sua relação com a cidade.
Ao mesmo tempo, o projeto concentra a tradição do sertanejo de raiz na produção do funk, dialogando com referências brasileiras que vão de Milionário e José Rico às antigas montagens que sampleavam introduções de discos sertanejos.
MC Papo e Dedé Santaklaus transportam para o Brasil tendências do cenário musical internacional, unindo diferentes gêneros tipicamente nacionais. O resultado é um álbum em que personagens, conflitos e cenas do cotidiano aparecem em forma de contação de histórias em formato musical, criando uma ponte entre a tradição popular e a realidade urbana brasileira.
Socorro Bombeiros visitam recém-nascido após caso de engasgo em Sete Lagoas
Segurança nutriciona Hospital Nossa Senhora das Graças lança campanha para receber doações de leite materno
Drama Mulher em situação de rua tem prato prematuro e bebê não sobrevive em Sete Lagoas Mín. 15° Máx. 18°

