No dia 25 de setembro, chegou às plataformas digitais o álbum Modão Malado, fruto da parceria entre MC Papo e Dedé Santaklaus. A obra propõe a combinação entre o funk de Belo Horizonte e o sertanejo de raiz, conhecido como modão.
O projeto nasce da influência de produções da música latina que vêm renovando a cena ao unir cultura urbana e tradição popular. A música “Ella Baila Sola”, lançada em março de 2023 pelo cantor Peso Pluma em parceria com o grupo Eslabón Armado, fez história ao se tornar a primeira canção mexicana a alcançar o 1º lugar na Billboard Global 200 e também no Spotify Global.
“A gente percebeu ouvindo Peso Pluma e outros cantores de corridos que havia uma semelhança com o modão sertanejo, só que em diálogo com a música urbana. Então pensamos: por que não trazer isso para o funk de BH, misturar modão e funk e criar algo nosso?”, explica MC Papo.
Os corridos são canções tradicionais do México que geralmente contam histórias de dramas cotidianos. Nos últimos anos, ganharam versões modernas que misturam trap, reggaeton e hip hop.
“No México, os corridos sempre contaram histórias do povo. Aqui, a gente quer que o trabalhador da fazenda, o jovem da quebrada, o cara que cresceu ouvindo sertanejo mas não se enxerga no agro milionário também se veja na música. O Modão Malado é sobre essa galera”, destaca Dedé Santaklaus.
Modão Malado leva essa inovação para o modão brasileiro com elementos clássicos do funk de BH. As letras mantêm a tradição narrativa do gênero, citando ruas, bailes e personagens da cena periférica de Belo Horizonte. Esses recursos sonoros e culturais estão espalhados pelas faixas do álbum, reforçando a proposta e sua relação com a cidade.
Ao mesmo tempo, o projeto concentra a tradição do sertanejo de raiz na produção do funk, dialogando com referências brasileiras que vão de Milionário e José Rico às antigas montagens que sampleavam introduções de discos sertanejos.
MC Papo e Dedé Santaklaus transportam para o Brasil tendências do cenário musical internacional, unindo diferentes gêneros tipicamente nacionais. O resultado é um álbum em que personagens, conflitos e cenas do cotidiano aparecem em forma de contação de histórias em formato musical, criando uma ponte entre a tradição popular e a realidade urbana brasileira.
Mín. 13° Máx. 24°