Após a confirmação de um caso de morte por febre maculosa em Pedro Leopoldo, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) está investigando um óbito de um adolescente de 17 anos ocorrido no último sábado (27) no Hospital Risoleta Neves, na capital. Ao todo, Minas Gerais registrou 27 casos neste ano.
A SES-MG confirmou que está analisando amostras de sangue do jovem através da Fundação Ezequiel Dias (Funed). O adolescente foi sepultado no último domingo (28) no Cemitério Parque de Matozinhos.
Pedro Leopoldo confirmou, através de sua prefeitura, o primeiro caso da febre maculosa: um homem de 48 anos que mora em uma área rural da cidade. Ele já teria se recuperado da doença e a infecção, conforme o executivo municipal, teria vindo de sua residência.
O estado têm, ao todo, 27 casos: os mais graves foram registrados em Caeté, na região metropolitana, com dois óbitos. O vetor da doença é o carrapato-estrela, que pode carregar duas bactérias que causam o mal. A febre maculosa causa dores de cabeça, corpo e articulações, náuseas e vômito, além de febre.
Mín. 18° Máx. 32°