
O atual prefeito de Funilândia, José Inácio Pereira, conhecido popularmente como Zé da Gurita, foi condenado pela Justiça por ato de improbidade administrativa.
A sentença foi assinada no dia 10 de outubro de 2025 pelo juiz Tiago Ferreira Barbosa, da 2ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Sete Lagoas, em processo movido pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
De acordo com a decisão, o prefeito utilizou verbas públicas municipais e estaduais para custear obras de infraestrutura em dois loteamentos particulares denominados “Novo Brasil I” e “Novo Brasil II”, localizados em Funilândia, dos quais possuía interesse direto e benefício econômico.
O Ministério Público sustentou que Zé da Gurita, enquanto gestor, direcionou recursos públicos para pavimentação, saneamento e urbanização dos loteamentos, desviando a finalidade dos valores e transferindo ao município despesas que deveriam ser arcadas pelo empreendedor privado.
Na sentença, o magistrado destacou que o prefeito “atuou com dolo”, ao usar o cargo para favorecer interesses pessoais. O juiz ressaltou que ele “poupou recursos próprios” ao utilizar dinheiro público em obras que valorizariam imóveis de sua antiga propriedade, configurando enriquecimento ilícito e dano ao erário.
As penalidades
O juiz condenou Zé da Gurita às seguintes sanções:
Perda da função pública (caso ainda exerça o cargo quando a sentença transitar em julgado);
Suspensão dos direitos políticos por 8 anos;
Multa civil equivalente ao valor do dano causado ao erário, devidamente corrigido;
Proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais por 10 anos;
Pagamento das custas processuais.
A decisão ainda determina que cópia da sentença seja anexada a outro processo, que trata do ressarcimento integral dos valores desviados.
Zé da Gurita segue no cargo de prefeito de Funilândia, e a condenação é de primeira instância, cabendo recurso.
Sete Lagoas Homem é encontrado morto em lote vago em sete lagoas
Solidariedade Casal que selou matrimônio em hospital de Sete Lagoas precisa de ajuda urgente
Ensino superior UFSJ terá novo curso em Sete Lagoas Mín. 16° Máx. 29°


