Quarta, 15 de Outubro de 2025
28°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Política Cassação

Justiça Eleitoral cassa chapa do MDB e mandato do vereador Rodrigo Braga em Sete Lagoas

Sentença da 263ª Zona Eleitoral reconhece fraude à cota de gênero envolvendo candidatura fictícia de Gleiciene Teixeira Pereira pelo MDB nas eleições de 2024

15/10/2025 às 08h50
Por: Redação
Compartilhe:
Vereador Rodrigo Braga, do MDB
Vereador Rodrigo Braga, do MDB

A Justiça Eleitoral de Sete Lagoas reconheceu a prática de fraude à cota de gênero pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro) nas eleições de 2024 e determinou a cassação da chapa proporcional do partido, incluindo o mandato do vereador Rodrigo Braga da Rocha. A decisão foi proferida pela juíza da 263ª Zona Eleitoral e abrange também os vereadores Luiz Fernando Tavares Castelo Branco, Sérgio Emílio França, entre outros filiados à legenda.

 

A sentença, constante no processo nº 0600719-11.2024.6.13.0263, foi motivada pela constatação de que a candidatura de Gleiciene Teixeira Pereira, registrada pelo MDB, foi fictícia — criada apenas para atender formalmente à exigência legal de 30% de candidaturas femininas.

 

De acordo com a decisão, Gleiciene não obteve nenhum voto, inclusive o próprio, não realizou atos de campanha e apresentou prestação de contas irregular e atípica, com movimentação financeira posterior ao pleito. Consta nos autos que o perfil de campanha no Instagram (@gleici.teixeiraa) foi criado quatro dias antes da eleição, com apenas dez seguidores e seis publicações simultâneas.

 

A magistrada destacou que os elementos configuram uma “simulação deliberada de candidatura feminina”, conforme a Súmula 73 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que define como fraude os casos de votação zerada, ausência de campanha e contas padronizadas.

 

Em sua defesa, Rodrigo Braga alegou que a ausência de votos da candidata ocorreu por erro no número de urna e dificuldades pessoais de saúde da concorrente, afirmando que a cassação “fere a representatividade e a vontade popular”. No entanto, a Justiça rejeitou os argumentos e considerou comprovada a fraude.

 

Com a decisão, o MDB perde todos os votos proporcionais obtidos em 2024, e será feita a recontagem dos quocientes eleitoral e partidário para redistribuição das vagas na Câmara Municipal de Sete Lagoas.

 

A sentença ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas - MG
Sobre o município Notícias de Sete Lagoas - MG
Sete Lagoas, MG Atualizado às 11h01 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 30°

Qui 32°C 18°C
Sex 33°C 19°C
Sáb 32°C 19°C
Dom 26°C 17°C
Seg 20°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio