Sexta, 09 de Janeiro de 2026
19°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Polícia Garimpo

PF realiza operação contra garimpo ilegal; mandados foram cumpridos em Corinto e Curvelo

Grupo investigado atuaria na extração ilegal de quartzo em Arcos, no Centro-Oeste do estado; trabalhadores estavam em regime análogo à escravidão

18/11/2025 às 08h15
Por: Redação
Compartilhe:
PF realiza operação contra garimpo ilegal; mandados foram cumpridos em Corinto e Curvelo

Foi deflagrada na manhã desta terça-feira (18) pela Polícia Federal uma operação para desarticular um grupo criminoso envolvido na extração ilegal de cristais de quartzo. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Curvelo, Corinto e outras diversas cidades.

Conforme a PF, a ação mobilizou 60 policiais federais e executou 14 mandados em uma empresa e em endereços dos municípios de Arcos, Nova Serrana, São Lourenço, Diamantina e Teófilo Otoni, além das cidades da região central do estado citados anteriormente. Medidas judiciais contra 14 investigados e três empresas também foram realizadas, como a proibição de contato entre investigados, restrição de acesso à área de garimpo e suspensão de atividades econômicas advindas do comércio de minerais.

Os mandados e medidas foram expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Divinópolis, no Centro-Oeste do estado.

Ainda segundo a Polícia Federal, as investigações apontaram inúmeros garimpeiros que atuavam na extração ilegal de quartzo em Arcos, também na região Centro-Oeste. Foi percebido que alguns trabalhadores estavam em regime análogo à escravidão“Foi verificado o uso de armas de fogo para limitar a liberdade dos garimpeiros e controlar as atividades ilícitas, bem como a participação de proprietários de terras que alugavam seus imóveis ao grupo criminoso”, relata a corporação.

Batizada de Operação Picareta, a ação busca identificar e neutralizar os principais fomentadores da prática ilegal, responsáveis pela compra dos minerais extraídos irregularmente, além do transporte e hospedagem dos garimpeiros. “Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa qualificada, usurpação de bens da União, crimes ambientais, receptação e comércio ilegal de produtos minerais, redução à condição análoga à escravidão, porte ilegal de arma de fogo, além de falsificação e uso de documentos falsos”, completa a PF.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Corinto - MG
Sobre o município Notícias de Corinto - MG
Sete Lagoas, MG Atualizado às 07h01 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 29°

Sáb 28°C 17°C
Dom 28°C 15°C
Seg 30°C 17°C
Ter 30°C 18°C
Qua 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio