
A Prefeitura de Sete Lagoas segue avançando no restauro completo do Museu Histórico Municipal, intervenção inédita em seus 55 anos de funcionamento. A obra, iniciada no fim de agosto e executada pela empresa especializada Minas Construção e Restaurações (MCR), respeita integralmente as características originais do imóvel do século XVIII, integrante do conjunto arquitetônico formado pela Catedral de Santo Antônio e pelo Centro Cultural Nhô Quim Drumond – Casarão.
No estágio atual, as equipes trabalham na recuperação das tradicionais paredes de pau a pique, técnica construtiva ancestral que compõe a identidade histórica da edificação. O método de pau a pique consiste na formação de um painel de madeira entrelaçada preenchido com barro — técnica rústica, antiga e ainda comum em áreas rurais — e garante autenticidade e fidelidade à época de construção.
O encarregado de obras da MCR, Reginaldo da Silva, explica o processo: “Primeiro preparamos a madeira, depois aplicamos o ripamento. Em seguida, utilizamos a argila misturada com cal virgem e feno, que substitui o capim usado antigamente. Então fazemos toda a mistura na betoneira”.

A intervenção atual é o primeiro restauro estrutural completo da história do museu, que desde 1970 recebeu apenas ações de manutenção. A ordem de serviço, no valor global de R$ 1.103.000,00, foi autorizada pelo prefeito Douglas Melo e pelo vice-prefeito Dr. Euro de Andrade no fim de junho.
Interditado em 2023 por motivos de segurança, o prédio apresentava sérios comprometimentos estruturais. “O acervo estava em risco. Ver este restauro acontecer é a realização de um sonho”, afirma a historiadora Shirley Francisca da Silva Fonseca, do Departamento Municipal de Museus e Patrimônio Histórico e consultora do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac).

A primeira fase da obra contempla telhado, piso, janelas e toda a estrutura de madeira, além da restauração das paredes de adobe e pau a pique, utilizando materiais equivalentes aos empregados nos séculos XVII e XVIII. O objetivo central é assegurar autenticidade, segurança e longevidade ao patrimônio.
Casta Preso, Bolsonaro acumula aposentadorias e salário; veja quanto por mês
Dinheiro no mercado Iluminada e com 13º garantido, Sete Lagoas espera forte movimento no comércio neste fim de ano
Fraternidade Feijoada do Davi: contribua com a ação solidária!
Crime Quatro presos e um adolescente apreendido; duas barras de maconha e outras drogas são recolhidas em Sete Lagoas
Estágio SAAE de Sete Lagoas publica edital de processo seletivo para contratação de estagiários
Comércio CDL Sete Lagoas realiza workshop sobre vendas durante Natal; veja como participar
Sete Lagoas Homem é atingido por disparos dentro de bar no bairro Orozimbo Macedo, em Sete Lagoas
Morte Atualização: homem que estava desaparecido é encontrado morto em área de mata no bairro Sítio da Abadia, em Sete Lagoas
Crime Corpo com sinais de violência é encontrado em área de mata em Sete Lagoas Mín. 17° Máx. 30°

