
Os encantos e o espírito de Natal já tomam conta de Sete Lagoas. Celebrando essa tradição, a Orquestra Jovem de Sete Lagoas realizará no próximo domingo (14), o seu já tradicional Concerto de Natal. A apresentação ocorrerá na Igreja Santa Luzia, às 9h45, logo após a missa da manhã. A entrada é gratuita e livre para todas as idades, um convite à comunidade para celebrar o espírito de fraternidade com boa música.
Para o maestro da orquestra, Ivison Maximo Barbosa, o concerto de final de ano já se tornou uma tradição. O repertório é cuidadosamente preparado para a época, mesclando clássicos natalinos com canções da cultura popular. “As pessoas estão com este espírito de fraternidade, de comemorar a vida. Então, nada melhor que isso ser embalado por uma boa música”, avalia o maestro.
Este ano, o concerto promete ser ainda mais especial. Além da participação da Orquestra Jovem e da Orquestra Infanto-Juvenil, formadas pelos alunos do projeto principal, o público terá a oportunidade de assistir às Orquestras de Flautas da Cidade de Deus e do Verde Vale. Estes dois polos representam o trabalho de descentralização e inclusão social da Orquestra Jovem.
“Queremos mostrar que a música tem a capacidade de mudar vidas”, observa Ivison Maximo. Marcos Aurélio dos Santos, presidente da Associação Cultural de Orquestras – ORQUESTR’ARTE, complementa:
“É uma ótima oportunidade de conhecer de perto esses trabalhos tão importantes na nossa cidade”.
Os polos descentralizados atendem a mais de 100 alunos em comunidades em situação de vulnerabilidade social.
“Temos como propósito levar oportunidade para esses bairros afastados do centro da cidade. Sabemos o quanto a música é um fator de transformação social”, afirma Marcos Avellar, gestor dos projetos da Orquestra Jovem.
Ao todo, a Orquestra Jovem de Sete Lagoas atende a mais de 300 crianças e adolescentes na cidade. O polo principal, na Igreja Santa Luzia, oferece aulas gratuitas de diversos instrumentos (flautas, saxofone, violino, viola de orquestra, violoncelo e contrabaixo), além de teoria musical obrigatória.
O projeto é mantido via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com o patrocínio fundamental do Grupo Multitécnica e do Iveco Group, além do apoio da ASK, empresas que investem no fortalecimento da cultura local.
§ Local: Igreja de Santa Luzia
§ Data: 14/12/2025 (domingo)
§ Horário: 9h45
§ Entrada: Gratuita e aberta ao público
SETE LAGOAS Bispo de Sete Lagoas proíbe bebidas alcoólicas e bingos em festas religiosas
SETE LAGOAS Adolescente de 14 anos é apreendido com drogas e revólver no Jardim dos Pequis, em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Família procura por Amora, cachorrinha Pug desaparecida no bairro Emília, em Sete Lagoas
DEFESA Primeiro blindado Guaicurus produzido em Sete Lagoas é entregue ao Exército Brasileiro
SETE LAGOAS 59ª Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário celebra tradição da Guarda de Congo Santa Izabel em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Organização da Exposete anuncia análise individual de pedidos sobre ingressos de menores Mín. 19° Máx. 31°
