
Os encantos e o espírito de Natal já tomam conta de Sete Lagoas. Celebrando essa tradição, a Orquestra Jovem de Sete Lagoas realizará no próximo domingo (14), o seu já tradicional Concerto de Natal. A apresentação ocorrerá na Igreja Santa Luzia, às 9h45, logo após a missa da manhã. A entrada é gratuita e livre para todas as idades, um convite à comunidade para celebrar o espírito de fraternidade com boa música.
Para o maestro da orquestra, Ivison Maximo Barbosa, o concerto de final de ano já se tornou uma tradição. O repertório é cuidadosamente preparado para a época, mesclando clássicos natalinos com canções da cultura popular. “As pessoas estão com este espírito de fraternidade, de comemorar a vida. Então, nada melhor que isso ser embalado por uma boa música”, avalia o maestro.
Este ano, o concerto promete ser ainda mais especial. Além da participação da Orquestra Jovem e da Orquestra Infanto-Juvenil, formadas pelos alunos do projeto principal, o público terá a oportunidade de assistir às Orquestras de Flautas da Cidade de Deus e do Verde Vale. Estes dois polos representam o trabalho de descentralização e inclusão social da Orquestra Jovem.
“Queremos mostrar que a música tem a capacidade de mudar vidas”, observa Ivison Maximo. Marcos Aurélio dos Santos, presidente da Associação Cultural de Orquestras – ORQUESTR’ARTE, complementa:
“É uma ótima oportunidade de conhecer de perto esses trabalhos tão importantes na nossa cidade”.
Os polos descentralizados atendem a mais de 100 alunos em comunidades em situação de vulnerabilidade social.
“Temos como propósito levar oportunidade para esses bairros afastados do centro da cidade. Sabemos o quanto a música é um fator de transformação social”, afirma Marcos Avellar, gestor dos projetos da Orquestra Jovem.
Ao todo, a Orquestra Jovem de Sete Lagoas atende a mais de 300 crianças e adolescentes na cidade. O polo principal, na Igreja Santa Luzia, oferece aulas gratuitas de diversos instrumentos (flautas, saxofone, violino, viola de orquestra, violoncelo e contrabaixo), além de teoria musical obrigatória.
O projeto é mantido via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com o patrocínio fundamental do Grupo Multitécnica e do Iveco Group, além do apoio da ASK, empresas que investem no fortalecimento da cultura local.
§ Local: Igreja de Santa Luzia
§ Data: 14/12/2025 (domingo)
§ Horário: 9h45
§ Entrada: Gratuita e aberta ao público
Vagas Sete Lagoas abre processo seletivo emergencial para profissionais de saúde bucal
Talento Aos 13 anos, Analú Ribeiro faz história e conquista título Sul-Americano de Jiu-Jitsu
Tumulto Confusão vira briga e deixa feridos na região da Rodoviária de Sete Lagoas
Prisão PM prende trio por duplo homicídio e descobre crime por encomenda em Sete Lagoas
Feriado religioso Diocese de Sete Lagoas divulga horário e local das celebrações da Quarta-feira de Cinzas
Transporte público Tarifa de ônibus em Sete Lagoas terá novo valor a partir de março
Incêndio Nero Espeteria é atingido por incêndio em Sete Lagoas
Duplo homicídio Buscas por “Baianinho” e “Baianão” são reforçadas pela polícia em Sete Lagoas; eles são os suspeitos de executar dois moradores do Orozimbo Macedo
Homicídio Atualização: vítimas de assassinato eram moradores de Sete Lagoas; dois homens foram executados a tiros Mín. 19° Máx. 29°


