
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) iniciou na manhã desta terça-feira (23) a Operação Dominus, voltada para o combate a grupos criminosos no sistema prisional de Minas Gerais. Coordenada pela Polícia Penal, a iniciativa envolve 1.980 agentes e 19 drones de monitoramento em todo o Estado. O Presídio Promotor José Costa, localizado no bairro Santa Felicidade, em Sete Lagoas, é uma das unidades prisionais que receberam a operação.
Segundo a Sejusp, as ações são realizadas em 23 presídios e penitenciárias, que abrigam mais de 17 mil detentos. Entre as medidas previstas estão buscas em celas, apreensão de materiais ilícitos e transferências estratégicas de presos para enfraquecer estruturas criminosas. O objetivo é romper a comunicação e hierarquia desses grupos, desarticular lideranças emergentes e impedir a consolidação de atividades ilícitas dentro das unidades prisionais.
A Operação Dominus conta com ações externas de Polícia Militar e Polícia Civil, mas o foco é a atuação da Polícia Penal. Segundo o diretor do Presídio de Sete Lagoas, Dr. Edson Alves Peixoto: “A Policia Penal atua de forma integrada, estratégica e preventiva, reafirmando seu compromisso com a segurança institucional, o controle do sistema prisional e o enfrentamento do crime organizado”, afirmou.
A operação ocorre após a primeira fase da Operação Sinapse, que mirou facções criminosas de atuação estadual. Agora, o foco está em núcleos locais identificados pela inteligência da Polícia Penal como potenciais aliados de grandes organizações do crime.
O resultado detalhado das ações, assim como o balanço de possíveis apreensões ainda não foram apresentados. A expectativa é que as informações oficiais sejam transmitidas pelas autoridades competentes durante uma entrevista coletiva agendada para o período da tarde.
Polícia Homem é preso com pistola 9 mm durante abordagem policial em Sete Lagoas
Futebol Curitiba de Sete Lagoas luta pela classificação na última rodada da Copa Itatiaia
Falsificação Sete-lagoano que falsificou alvará de soltura do Conselho Nacional de Justiça tem caso repercutido na imprensa nacional Mín. 19° Máx. 29°

