Basta a temperatura baixar para o risco de ficar gripada aumentar. Mas a culpa não é exatamente do frio: ficar em ambientes fechados por mais tempo nessa época do ano facilita a contaminação pelo vírus. Freqüentar locais arejados, manter as mãos sempre limpas e tomar a vacina são algumas medidas que previnem a doença. Esclareça as suas dúvidas para a gripe não pegar você.
Apesar de ser uma época com temperaturas mais amenas e uma das melhores para aproveitar o conforto de casa, o inverno pede cuidados específicos com a saúde, já que é a estação campeã em índices de gripes e resfriados. O frio e o clima mais seco facilitam o aparecimento de gripes e outras doenças respiratórias comuns neste período.
De acordo com o Ministério da Saúde, o resfriado é comumente confundido com a gripe. Embora parecidos, os sintomas do resfriado são mais brandos e duram menos tempo, entre dois e quatro dias. Em geral, as pessoas apresentam congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta leve. Mas existem algumas precauções para evitá-los, e uma delas é bastante simples e prática: reforçar os hábitos de higiene no inverno para dificultar a transmissão dos vírus patogênicos.
Veja algumas medidas preventivas e comprovadas como eficazes pelo Ministério da Saúde e descubra como não pegar gripe no inverno:
- Higienize as mãos com água ou álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz.
- Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas, como corrimão, bancos e maçanetas.
- Evite proteger a tosse e o espirro com as mãos, utilizando, preferencialmente, lenço de papel descartável.
- Evite contato com pessoas que apresentem a síndrome gripal
- Proteja boca e nariz ao espirrar
Caso persista os sintomas, o médico deverá ser consultado.
Mín. 12° Máx. 24°