
O Museu da Gruta do Maquiné foi reinaugurado nesta sexta-feira (25), em Cordisburgo, após passar por um amplo processo de revitalização. A cerimônia reuniu um grande público, entre autoridades, representantes de instituições, moradores e integrantes das equipes envolvidas no projeto. ComprarAtlas Geográficos
Participaram do evento representantes da Urbanes Parques, da Excult Cultural, da Ecovias Norte Minas e do Instituto Estadual de Florestas (IEF), além do vice-prefeito de Cordisburgo, Lucas Gustavo, e dos vereadores Sávio, Mariel, Paulo e Eliene. A solenidade também contou com representantes de instituições locais e da região e com a presença da população.
A programação buscou reunir diferentes elementos ligados à história e à cultura do município. Brasinha participou da cerimônia, enquanto a jovem Miguilim Ana fez a narração de um trecho da obra de João Guimarães Rosa, escritor nascido em Cordisburgo e cuja literatura mantém forte relação com o universo sertanejo presente na região da Gruta do Maquiné.
Durante o evento, também foram homenageados representantes de famílias de pessoas que tiveram participação marcante na trajetória da Gruta do Maquiné e, consequentemente, na própria história cultural de Cordisburgo. A proposta de valorizar personagens ligados ao local também está presente na nova exposição do museu.

Após as homenagens e pronunciamentos, foi realizado o corte da fita e o descerramento da placa que marca a reinauguração. Na sequência, o espaço foi aberto para visitação dos convidados e do público presente, que pôde conhecer pela primeira vez a nova configuração do museu.
A cerimônia contou ainda com apresentação de músico cordisburguense Toninho Maria, que apresentou seu repertório durante a programação.
História de Cordisburgo também ganha espaço no novo museu ComprarAtlas Geográficos
Com a revitalização, o Museu da Gruta do Maquiné ganhou uma nova proposta expositiva, reunindo ciência, paleontologia, biodiversidade, literatura e memória local. O projeto recebeu investimento de R$ 1,6 milhão, viabilizado pela Ecovias Norte Minas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e foi desenvolvido em parceria com a Urbanes Parques e a Excult Cultural, com participação do Instituto Estadual de Florestas.

Ao longo do percurso, o visitante encontra painéis com fotografias e registros históricos, informações sobre a formação e a trajetória da Gruta do Maquiné, referências às pesquisas do naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund e conteúdos que ajudam a contar também parte da história de Cordisburgo.
Telas e outros recursos interativos apresentam personagens que, ao longo dos anos, tiveram relação com a gruta e contribuíram de diferentes maneiras para sua história. O espaço conta ainda com representações e réplicas relacionadas aos fósseis e aos animais encontrados na região, além de conteúdos sobre arqueologia, espeleologia e biodiversidade. O projeto expositivo já previa uma linha do tempo sobre a Gruta do Maquiné, representações de espécies pré-históricas e recursos voltados à compreensão do ambiente subterrâneo.
Outro destaque é o espaço “Entre as Estalactites e as Estalagmites”, que inclui experiências interativas, brinquedoteca, visita virtual em 3D e conteúdos de educação ambiental. A revitalização também incorporou recursos de acessibilidade e novas formas de apresentação das peças.
Entre as obras incorporadas ao acervo está um painel produzido pelas bordadeiras do Grupo Estrelas do Sertão, ligado à Associação dos Amigos do Museu Casa Guimarães Rosa. Confeccionada à mão com a participação direta de 28 bordadeiras, a obra aproxima os universos de Peter Lund e João Guimarães Rosa e reúne elementos como estalactites, fósseis, espaços da gruta, a preguiça-terrestre e referências ao sertão.
A presença de fotografias antigas, personagens locais, trabalhos produzidos em Cordisburgo e referências a Guimarães Rosa amplia o enfoque do museu para além da formação natural da caverna, incorporando também a memória das pessoas e da comunidade que ajudaram a construir a relação do município com um de seus principais patrimônios. ComprarAtlas Geográficos
Após a cerimônia desta sexta-feira, o Museu da Gruta do Maquiné estará aberto ao público a partir deste sábado (26). Com a reabertura, Cordisburgo passa a contar novamente com o espaço como mais um equipamento cultural e educativo, reunindo em um mesmo percurso parte de seu patrimônio natural, científico, histórico e cultural.
CORDISBURGO Festival do Frango Caipira retorna a Cordisburgo neste domingo após quase quatro anos
CORDISBURGO Empresa abre vaga de emprego em Sete Lagoas para Operador Multifuncional
CORDISBURGO ROCCA prende jovem e apreende cocaína em ponto de tráfico em Cordisburgo Mín. 19° Máx. 33°

