A interdição da Ponte Olga Augusta Teixeira há mais de dois anos, incomoda a vida dos moradores de Cachoeira da Prata, considerando que a mesma é uma importante via de acesso situada entre a Fábrica de Tecidos que aguarda reativação e a Praça Sete de Setembro onde há supermercado, lanchonete e oficina de veículos. Logo após a ponte também encontra-se o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação, Tecelagem, Acabamento e Confecções em Geral de Cachoeira da Prata, a Secretaria Municipal de Educação e as Escolas Municipais Iracema de Melo Moreira e Cel. Américo Teixeira.
Embora a Ponte Olga Augusta Teixeira esteja interditada, automóveis transitam por ela, tendo que reduzir bastante a velocidade para passar entre as estacas de ferro afixadas nas duas entradas. Para comerciantes com empreendimentos na área, a outra alternativa de acesso ao tráfego, principalmente de ônibus e veículos pesados, fica bem carregada. De acordo com Nelson Amaral, a interdição da ponte atrapalha o comércio na área, considerando a diminuição do fluxo de veículos, principalmente de coletivos. “Para a cidade é mais interessante resolver a questão, sobretudo para desafogar o trânsito de carga pesada”, afirma outro cidadão.
Já o morador Celso Oliveira questiona sobre o recurso para a efetivação da obra de sustentação da ponte. “Somos obrigados a sofrer por isso? A resolução do problema faz muita falta, inclusive para o supermercado localizado próximo da ponte.”, enfatiza. Para Celso é melhor empregar recurso no conserto da ponte, do que em shows na cidade. “O mais importante é resolver o problema!”, exclama.
O prefeito Domício Maciel esclarece que o Convênio para a execução da obra, foi assinado pela administração anterior que liberou R$ 100.000,00, pagou o projeto e a fundação e há hoje R$ 33.000,00 na conta. “Atualmente o projeto está todo pronto, fizemos as correções necessárias e a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas ainda não liberou o restante do recurso. Está sendo o maior transtorno essa ponte! Ela faz muita falta para a cidade e região. Embora o Governo não esteja facilitando a liberação de recursos, estou agendando uma reunião com o secretário de Estado, juntamente ao deputado Leonídio Bouças (PMDB), para ver se conseguimos a liberação que falta para a obra da ponte que necessita da construção de suporte de reforço em sua estrutura.”, explica.
Mín. 11° Máx. 25°