O Sindicato dos Trabalhadores em Hospitais Privados, Hospitais Filantrópicos, Clínicas, Casas de Saúde, Estabelecimentos de Serviços de Saúde e Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, está organizando uma manifestação para a próxima quinta-feira (24) ás 12h com concentração na porta da prefeitura. O Sintrasaúde solicitou a intervenção da Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego para a solução do atraso nos pagamentos de salários e pagamento do 13º de 2016. Na reunião realizada em BH, no dia 17 de fevereiro de 2017, ficou acordado que o Hospital, a partir de março de 2017 iniciaria o pagamento dos valores em aberto (1ª e 2ª parcela do 13º) em 8 parcelas, sendo que na última parcela cada trabalhador receberá a multa de 1% sobre seu salário. O Hospital se comprometeu a encaminhar ao sindicato os comprovantes de pagamento de cada parcela e a relação nominal dos trabalhadores que receberam os valores em aberto.
Ao mesmo tempo, a Irmandade e a Secretaria Municipal de Saúde, se reuniriam para negociar o pagamento de mais de 1 milhão de reais de dividas da gestão passada que o município de Sete Lagoas deve ao Hospital. O sindicato solicitou ao Hospital a ata da reunião com a Secretaria de Municipal de Saúde comprovando o parcelamento do débito e a renovação do convênio que expirou em 28/02/17.
Segundo Thais Console/Departamento jurídico do Sintrasaúde, até a presente data o sindicato da categoria não teve retorno sobre as solicitações e sobre a regularização do pagamento das férias.
Além do atraso recorrente no pagamento dos salários, desde abril de 2016, os trabalhadores do HNSG não recebem férias, o sindicato também afirma que os funcionários não recebem em dobro os feriados trabalhados.
Diante deste quadro, o Sintrasaúde fez novo pedido de intervenção no Ministério do Trabalho, tendo sido designada nova audiência de mediação para o dia 6 de setembro.
A manifestação está marcada para a próxima quinta-feira (24) ás 12h com concentração na porta da prefeitura. Na oportunidade, os funcionários do HNSG estão reivindicando salários, décimo terceiro salário atrasados e férias não pagas.
A manifestação vai percorrer a área central da cidade sentido a porta do HNSG.
O Megacidade.com entrou em contato com a Irmandade, o HNSG informou que irá se pronunciar sobre o assunto em uma coletiva a imprensa, a assessoria de comunicação ainda não tem uma data definida para a coletiva.
Mín. 12° Máx. 26°