Acontece no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Cachoeira da Prata, o “Grupo da Família”, que se reúne quinzenalmente, às terças-feiras, no horário de 14 horas e prioriza os beneficiários do programa “Bolsa Família”. Atualmente participam em média 25 responsáveis familiares.
Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Rafaela Maciel, trata-se de um grupo do programa de “Atendimento Integral à Família” (PAIF) que consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.
Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. O serviço PAIF integra o nível de proteção social básica do SUAS (Tipificação Nacional de Serviços Sociassistenciais).
As reuniões tem o objetivo de esclarecimento sobre o Cadastro Único (CadÚnico) e seus programas, bem como dúvidas pertinentes aos demais serviços ofertados pelo CRAS, dinâmicas e fortalecimento dos vínculos entre os componentes do grupo, familiares e a comunidade.
De acordo com a secretária Rafaela, este é um grupo reflexivo coordenado pela técnica Fernanda Silva que desenvolve as dinâmicas e atividades que incentivam o pensamento e a reflexão entre os participantes. “Este trabalho é importante devido a inclusão social e o fortalecimento das famílias enquanto sujeitos de direitos, colaborando assim para a administração e possíveis soluções de conflitos internos no núcleo familiar”, conclui.
Mín. 11° Máx. 25°